O navegador da Google, o Chrome, é sem sombra de dúvidas, o melhor entre todos, no quesito rapidez e segurança, mas nem tudo são flores. o preço a pagar por uma tecnologia melhor é o uso maior da memória do computador, já que muitos sites e ferramentas online exigem mais da sua máquina.
|
Chrome, um engolidor voraz da RAM!!! |
A equipe de engenheiros da Google vem trabalhando duro para melhorar o navegador e vai lançar uma nova atualização que promete acabar com metade do uso da memória da máquina. Essa nova atualização vai incluir um novo motor de JavaScript do Chrome 54, o uso de memória em sites de JavaScript-pesado será menor do que na versão anterior.
Nos testes da Google, dizem que sites como Imgur, Reddit, Twitter, The New York Times e YouTube estavam usando 50 por cento menos RAM, em média, o que é uma melhoria significativa. Quem tiver uma máquina com uma memória grande, nem vai sentir o impacto dessa atualização, mas quem tem pouca memória irá dar pulos de alegria...
Eu fiz um teste no meu notebook, usando o Firefox e o Chrome durante 25 minutos cada um, com as abas abertas no Blogger (para escrever esse texto e atualizar o Dorgas), no Ighome(meu leitor de feeds), TweetDeck, Facebook e no Séries Tvix baixando uma série em cada navegador.
O que assusta no Chrome é a quantidade de processos abertos, já que o navegador separa um para cada aba e downloads, coisa que no Firefox tudo fica incluído num mesmo processo. Olhem os resultados abaixo:
|
Quase 973000K |
|
Cerca de 653500K |
O Firefox exige bem menos, mas se a promessa da Google se concretizar, o Chrome gastará muito, mas muito menos. Prometeram que a versão estável da nova atualização do Chrome será lançada em 6 de dezembro. Quem não quiser esperar, pode usar a
versão Beta para testadores no canal do navegador, só que ela poderá ter bugs, pois ainda não é oficial.
Fonte:
The Next Web