Postagem em destaque

10 motivos pelos quais eu odeio o Natal

Eu odeio festas de fim de ano, principalmente o natal. Sinceramente eu não me encaixo nesse status quo onde a hipocrisia das pessoas parec...

quarta-feira, 9 de março de 2016

Lógica distorcida e generalizações exacerbadas

Vivemos em tempos de ódio e de generalizações exacerbadas que desafiam a lógica comum. Pessoas ignorantes, isto é, sem conhecimento e visão ampla das coisas, chegam a conclusões esdrúxulas que o próprio senso comum recrimina.

Leia também: 10 generalizações estúpidas que as pessoas dizem

Feito no aplicativo Mematic.net
Não, não vou falar nesse post sobre política. Há uma maioria que está tão cega, mas tão cega que não percebe os asneiras idiotices que falam e escrevem. Só quero aqui compartilhar algo que aconteceu e ainda vem acontecendo.

As pessoas aqui de casa, como quaisquer outras, não conseguem mudar de canal e assistir algo proveitoso que não seja a Globo. mesmo tendo tv a cabo, com mais de 100 canais a disposição, não conseguem mudar. E nos domingos, o programa do Faustão é lei.

Nunca vou esquecer a minha avó. Só porque o Faustão fazia muitos anúncios da Magazine Luíza, chegava a conclusão de que ele era o dono dessa rede de lojas. E o pior, minhas tias e primas iam na onda e chegavam na mesma conclusão.

E lá ia eu tentar explicar que um programa de TV sobrevive graças aos anúncios, ou seja, as lojas pagam para terem seus produtos anunciados e o apresentador nada mais era do que um mero
vendedor. Aliás, o faustão é um grande marketeiro assim como o Milton Neves.

Mas ninguém me dava ouvidos. Pois elas tinham certeza de que tinham razão. E ainda vou mais além, também achavam que o Ratinho (sim, além da Globo, o segundo canal mais visto é o SBT!), era o dono da Marabraz, uma rede de lojas de fábrica de móveis. Adivinhem o porquê? Porque ele aparecia em todo o anúncio dessas lojas na TV....

Com o tempo, eu descobri o porque dessa lógica distorcida do senso comum. A culpa era do Silvio Santos. Em seus programas, o apresentador sempre anunciava as Lojas do Baú, e que por coincidência, eram dele! Ou seja, por causa do Sílvio Santos, criou-se algo do tipo: Tá na TV, tem programa, e se faz propaganda de alguma coisa, logo tal produto ou rede de lojas também é do apresentador.

Uma generalização burra, pois pega um exemplo e se conclui de que todos os outros são iguais.

E isso é feito toda hora, especialmente em tempos de ódio e de generalizações exacerbadas que vemos tanto nas redes sociais quanto na vida real.

Quando você pensa e consegue enxergar fora da caixa, percebe-se que não dá mais vontade de viver nesse mundo. Generalizações burras você até aceita de pessoas incultas, mas de pessoas influentes e com conhecimento é o fim da picada.

Tem gente que ainda acha que o Faustão é o dono da Magazine Luiza e que o filho do Lula é dono da Friboi, assim como o próprio Lula é dono de tudo que falam por aí.

Se alguém se sentiu atingido pelas minhas palavras, minha missão foi completa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google