Pesquisa personalizada

sábado, 31 de julho de 2010

10 macetes usados para memorizar fórmulas de Física





Como todos já estão carecas de saber, eu sou professor de Física. Na maioria das vezes eu evito de postar algo relacionado à minha profissão, porque aqui quero desafogar a minha mente, e não me lembrar das agruras do meu trabalho. Mas este post me veio na idéia quando alguém gritou de dentro de um ônibus a frase "Vovô na asa delta". E sei que foi endereçada para mim.

E que diabos tem a ver "Vovô na asa delta" com a Física?

Fonte: Blog do IFT
A Física não é uma ciência fácil, reconheço! E uma das maneiras que se tem para que o aluno memorize determinadas fórmulas, é o uso de frases ou macetes para que ele possa guardar na memória e relacionar com as expressões matemáticas, isso na língua tem um nome, são frases mnemônicas!

De acordo com o Wikipedia:
Uma mnemônica é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar. Continue lendo...
Abaixo listo 10 expressões matemáticas ou leis físicas mais comuns que se veêm no Ensino Médio e seus respectivos macetes:

1) - Equação horaria do Espaço no Movimento Retilíneo e Uniforme

S = S0 + v.t =>  Sorvete ou Sempre sonhei em ver-te

2) - Equação horária do Espaço no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

S = S0 + v0.t + a.t2/2 => Sorvetão ou Sentado no sofá, vendo televisão até meia noite

3) - Equação Horária da Velocidade no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

v = v0 + a.t => Vo ateu ou Vo é uma anta

4) - Equação de Torricelli

v2 = v02 + 2.a.ΔS => Vo na asa delta 2
S: espaço final; S0: espaço inicial; ΔS: Deslocamento, todos medidos em metros (m)
v: velocidade final; v0: velocidade inicial, medidas em metros por segundo (m/s)
a: aceleração, medida em m/s2
5) - Princípio fundamental da Dinâmica

F = m.a => Física meu amor ou Toda força é
F: força, medida em newtons (N)
m: massa, medida em Kg
a: aceleração, medida em m/s2
6) Quantidade de calor sensível

Q = m.c.Δt => Que macete!
Q: Quantidade de calor latente, em calorias (cal)
m: massa, medida em gramas (g)
Δt: variação da temperatura, medida em graus Célsius (C)
 c: calor específico, medido em cal/g.C
7) Quantidade de calor latente

Q = m.L => Que mole ou Que mala ou Que moleza
Q: Quantidade de calor latente, em calorias (cal)
m: massa, medida em gramas (g)
L: Calor latente, medido em calorias por grama (cal/g)
8) Equação de Clapeyron para os gases perfeitos

p.V = n.R.T => Palmeiras verdinho não resiste ao Timão ou Puta Véia Não Rejeita Tarado
p: pressão medida em atmosfera (atm)
V: volume, medido em litros (L)
n: número de mols, medido em MOL
T: temperatura,medida em kelvin (K)
R: Constante universal dos gases perfeitos, medido em atm.L/MOL.K
9) Velocidade de propagação das ondas

v = λ.f => Vá lamber ferida
v: velocidade, medida em metros por segundo (m/s)
λ: comprimento de onda, medida em metros (m)
f: freqüência, medida em hertz (Hz)
10) Primeira Lei de Ohm

U = R.i  => Você ri
U: tensao elétrica, medida em Volts (V)
R: Resistência elétrica, medida em ohms (Ω)
i: intensidade da corrente elétrica, medida em ampères (A)

Poderia ficar aqui listando muito mais frases desse tipo, mas acredito que com essas dez já deu para se ter uma idéia de como a coisa funciona. Você, estudante ou não, pode criar suas frases próprias para memorização de expressões matemáticas ou de outras coisas na sua vida diária. Exercitar o cérebro não machuca!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



48 comentários :

  1. Caramba, Cidão... se eu tivesse aprendido assim, tenho certeza de que teria gastado menos papel com os lembretes. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Cidão.
    Você me fez relembrar as aulas mais bacanas que tive no ensino médio.
    Eu sempre gostei muito de física e química e o professor de física ensinava com estas frases, o que fazia do aprendizado uma tarefa muito mais fácil.
    Em relação a primeira lei de ohm, aprendi no senai o triangulo do rui e nunca mais me esqueci.
    Você desenha um triângulo, em cima você coloca a letra U, embaixo coloca o R e o I, ficando a fórmula pronta, pois se quiser achar o U, tensão, você multiplica os valores debaixo, se quiser encontrar um valor que está abaixo, divide-se o U pelo outro valor, ficando muito fácil de se visualizar.
    Valeu professor.
    Um grande abraço
    Giba

    PS
    Como estão seus gatinhos?

    ResponderExcluir
  3. Show de Bola Amigo!!

    Valeu mesmo... Vou até salvar como favoritos aqui!!

    Pra mim que vou fazer vestibular é muito bom!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. @Giba Hummm... será que funciona este hack de resposta de comentário em cima do Blogger?

    ResponderExcluir
  5. @Bauru

    Normalmente é o professor de cursinho que faz isso. O pessoal não aprova muito isso não.

    ResponderExcluir
  6. @Giba

    Ah, sim, a regrinha do triângulo, eu sempre a uso quando uma expressão envolve 3 termos.

    O Tyler vai bem, comilão e folgado!!! Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. @Welber

    Ok, como eu disse, você mesmo pode criar frases de cunho próprio. É uma mão na roda. :)

    ResponderExcluir
  8. @blogpaedia.com.br

    Funciona, mas eu preferiria que essa função fosse nativa do Blogger, e parece que vai ser...

    ResponderExcluir
  9. Usava muito isso no Ensino Médio e até em algumas disciplinas do meu Curso na faculdade, mais o unico que sabia diferente dos citado ai é a formula da força que eu eu conhecia assim... F = m.a Francisco Matou Antonio
    Existem alguns de uso para a disciplina de História, para lembrar de alguns fatos, associar as coisas, mais não me lembro de nenhum no momento...

    ResponderExcluir
  10. meu professor falava assim.

    v = v0 + a.t = Vi vovô mais a Tiazinha -

    v = λ.f = você lambe facil -

    essa era mais ou menos assim.

    S = S0 + v0.t + a.t2/2 = sentado sozinho vovô teve Um meio de assistir dois televisores -

    era muito massa, vlw pela dica, alguns eu num lembra'

    ResponderExcluir
  11. PV=nRT
    Pra mim era Puta Velha Nao Rejeita Tarado!

    ResponderExcluir
  12. PV = nRT : Padre Voador Não ReTorna :p

    ResponderExcluir
  13. meu professor se chama Robson, então ele inventou essa :
    P.V = n.R.T - Poxa Vai Não Robinho Tesão

    ResponderExcluir
  14. a número 8 eu aprendi como "Puta Velha Não Rejeita Tarado" uhauhahuahuhauhuahuahua
    meu professor de química só fala dessas coisas kkkkkk
    adorei!

    ResponderExcluir
  15. tem um que é bem fácil.Diagrama de Pauling(Acho que é assim)
    S Sem
    S P Sem Pão
    S P D Sem Pão Dá
    S P D F Sem Pão Dá Fome
    S P D F Sem Pão Dá Fome
    S P D Sem Pão Dá
    S Sem

    ResponderExcluir
  16. Pra V = vo + at : Vermes Voadores Atacam a Terra ;)

    ResponderExcluir
  17. Lembrei de uma expressao de Condutores!
    A segunda Lei de Ôhm nos diz que a resistência de um condutor ôhmico é dada por:

    R = ρL/A -> (RÔ...L+A) ;) PARA UM BOM ENTENDEDOR.....

    ρ é resistividade do material (letra grega rô)
    L é o comprimento do condutore
    A é a área da secção transversal

    ResponderExcluir
  18. Pv=N.R.T.
    Puta véia não recusa tico

    ResponderExcluir
  19. @SMarlle

    Essa eu não conhecia. Com os meus alunos até brinco, se não quiser memorizar física meu amor, use Fernando/Fernanda/Fábio/Felipe/qualquer nome com F meu amor. E eles gostam, pelo menos aqueles do col,égio parrticular. No público, é uma dureza...

    ResponderExcluir
  20. @WickerMan
    É mesmo, tem essa também! Eu tinha esquecido! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  21. @Olaf

    Legal, essa é nova! Não conhecia. O padre voador fez sucesso! :)

    ResponderExcluir
  22. @Jaciele

    Sensacional. Dá para inventar muita coisa!!!

    ResponderExcluir
  23. @biah

    Professores de química e física são todos uns bocas sujas!!! :)

    ResponderExcluir
  24. @chu

    Nào leciono química, mas lembro dessa sim.

    ResponderExcluir
  25. @aranna

    É, essa nem coloquei porque já deu um problemão na escola. Uma aluna evangélica foi reclamar de mim na direção. Depois vieram os pais...

    ResponderExcluir
  26. @Herculano 27

    Outra que vai para a minha lista! Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Faço o 9º ano, vai ser bem útil pra mim! Valeu!

    ResponderExcluir
  28. @Mateus


    OK!!! Só não me peça ajuda para ensinar Física!!! :)

    ResponderExcluir
  29. Meu professor ensinou para mim essa assim :
    S = S0 + v0.t + a.t2/2 - Sou sozinho você também, a tempo para nós 2

    Mas as suas ajudas foram úteis, muito obrigado !

    ResponderExcluir
  30. @- Daniiy


    Não há de que. Talvez eu prepare uma nova coletânea de frases. :)

    ResponderExcluir
  31. caucular a capacidade térmica de um corpo:
    C=c.m

    macete: Caralho! comi mosca

    C=Capacidade térmica
    c=calor específico
    m=massa

    ResponderExcluir
  32. Ninguém aprende física decorando formulas. Se prosseguirem assim vão se dá mal nos vestibulares.
    O que vc's devem fazer é aprender os conteúdos!
    Física não é formula!

    ResponderExcluir
  33. @Túlio Athélio


    Valeu pela sugestão. Fica anotada para uma outra série! :)

    ResponderExcluir
  34. @Iago Lira

    Você tem toda razão! Física não é decoreba, e esses recursos realmente pioram a compreensão dos assuntos. Eu mesmo não gosto disso. Eu só menciono esse recurso aos meus alunos após o assunto ser muito bem tratado. O problema é que esses macetes são exaustivamente falados em cursinho, e tem muito aluno que me cobra isso.
    Mas eu concordo totalmente com você! Um abraço! :)

    ResponderExcluir
  35. eu gosto de fisica mais tenho muita dificudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seus problemas não vem da Física...

      Excluir
  36. Muiiiiiiiito bom :) Me ajudou muito a memorizar as fórmulas... Paabéns pelo Blog!!

    ResponderExcluir
  37. Muiito bom!!! ficaria mais facil e melhor se tivesse para quer serve cada uma das Formulas.

    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, mas aí você quer uma aula de Física, é outros quinhentos!!! :)

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.