Pesquisa personalizada

domingo, 3 de outubro de 2010

Descoberta de um planeta habitável: Gliese 581g. Vida fora da Terra cada vez mais próxima!





A imagem abaixo é uma representação artística de um exoplaneta que possivelmente abrigue as condições de ter vida, o Gliese 581g, que orbita uma estrela anã vermelha Gliese 581, que está a 20 anos-luz da Terra, na constelação de Libra. Essa descoberta foi anunciada nessa semana após 11 anos de observações e estudos, por astrônomos da Universidade da Califórnia e do Instituto Carnegie.

A estrela Gliese 581 e sua companheira que possivelmente abriga vida. Arte de Lynette Cook.

Dados do exoplaneta:
  • Possui massa entre 2 e 4 vezes a da Terra; 
  • Sua órbita dura 37 dias em torno da estrela; 
  • Seu raio está entre 1,2 e 1,4 vezes ao da Terra;
  • Possui superfície rochosa, possibilidade de abrigar oceanos e gravidade suficiente para segurar uma atmosfera;
  • Gravidade entre 10,7 - 16,7 m/s2 (Na Terra ao nível do mar é 9,8 m/s2), portanto, suficiente para um ser humano caminhar no planeta sem dificuldades;
  • Ele tem sua face iluminada sempre constante; logo há diferença entre temperaturas da face iluminada e escura, alternando entre o muito quente e muito frio, mas a variação é negativa, de -31 a - 12 oC;
  • O sistema ainda possui 5 outros planetas orbitando a estrela, mas este está dentro do que chamamos de zona habitável (semelhante à Terra em relação ao Sol).
Encontrar vida em outros planetas é só uma questão de tempo, é muita presunção "achar"que a vida só  pode ter acontecido aqui na Terra. Essa notícia é um verdadeiro tapa na cara em doutrinas e dogmas religiosas que permite que seus fiéis permaneçam ignorantes e dominados.

Leia a notícia original no site da Universidade da Califórnia


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. a doutrina espírita (vulgo kardecismo) sempre defendeu a tese de que a Terra ñ é o único planeta habitado e que entre esses mundos existem mundos mais ou menos evoluídos que a Terra. Basta ver na literatura espírita as menções aos capelinos... Mas já chega, afinal pra vc é apenas mimimi religioso meu ;-)

    ResponderExcluir
  2. @Jessie


    Não, sem mimimi, respeito a sua opinião!!! :)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.