Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Blog Action Day 2010 - 10 propriedades físicas e quimicas da água





A água foi o tema escolhido pelo Blog Action Day 2010, e portanto, esse post faz parte do movimento. Preferi reunir 10 tópicos sobre o tema, mais relacionados à Física e à Química, do que ficar levantando uma bandeira que nunca vai dar resultado. Eu não vou mudar o mundo e nem conscientizar ninguém. É claro que muitas das informações não estão completas, mas suficientes para entender o papel da água em nossa natureza.



1 - A água é uma substância química considerada como um solvente universal e também uma fonte poderosa de energia química. Uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, por isso a denominação química, H2O.
2 - Ela pode se apresentar nos três estados físicos aos nossos olhos: sólida (gelo, no congelador ou freezer), líquida (na torneira, oceanos, lagos e rios) e gasosa (fervendo-a no fogão)
3 - Por ter um alto calor específico, ela demora para esquentar ou esfriar: para elevar em 1oC uma massa de 1g dela, necessita 1 caloria. Por isso durante o dia, ao pisarmos na areia, sentimos a sensação de quente, e a agua da praia, fria. À noite, a água está quente, e a areia fria. Por ter um alto calor específico, a agua demora tanto para esquentar ou para esfriar.
4 - É a única substância que aumenta de volume ao congelar, algo conhecido como comportamento anômalo da água. Podemos dizer que ao congelar, a água deixa vários buracos entre as moléculas porque elas não mais rolam entre si e sim, se reorganizarem em estruturas hexagonais cujo volumes são maiores no sólido do que em estado líquido.
5 - Os icebergs, imensas estruturas de gelo são perigosos para a navegação porque apenas 10% de seu volume fica fora d'água. Isso acontece porque a densidade do gelo é menor que a densidade da água, e por causa disso ele flutua. Isso se deve ao Empuxo, que é a resultante de todas as forças que o líquido exerce num corpo no interior de um líquido ou ao peso do volume do líquido deslocado pelo corpo. Se E > Pcorpo, o corpo sobe e flutua; se E = Pcorpo o corpo fica em equilíbrio no interior do líquido e se E < Pcorpo, o corpo afunda.
6 - Alguns insetos ou répteis pequenos conseguem andar sobre a água (até no programa Pânico, tentam fazer as pessoas andarem sobre ela.) Isso acontece porque a água tem uma grande tensão superficial, que resulta da do desequilíbrio das forças intermoleculares na superfície do líquido, da qual resulta uma força tangencial exercida pela superfície por unidade de comprimento, algo em torno de 0,075 N/m (newtons por metro).
7 - Na eletricidade, a água pura ou destilada é isolante. Já a água impura ou aquela que vem da torneira, assim como a agua mineral são condutoras de eletricidade, porque possuem partículas (elementos químicos) que ao serem dissociados, geram ions - e íons +. Um detalhe, na natureza, não existe água pura, pelo fato de que a agua ter uma capacidade grande de dissolver elementos e compostos químicos.
8 - 70% da superfície da Terra é ocupada por água, onde 97% é água salgada. 3% é de água doce e dessa, apenas 0,01% fica disponível para o uso.
9 - Em média, o ser humano possui cerca de 50 litros de água. O equilíbrio entre a água que perdemos (suor, urina etc) e a que repomos deve ser contante, e diariamente devemos repor 2 litros desses líquido.
10 - A água possui um ciclo, que é o caminho que ela percorre, desde a sua evaporação dos lagos, rios e oceanos, indo para a formação das nuvens e resultando na chuva. Assim, sua quantidade na natureza nem aumenta nem diminui.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas procurando no Oráculo ou em livros. O assunto água é vasto em várias áreas do conhecimento.






Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.