Pesquisa personalizada

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sobre o horário de verão





Combatido por muitos e apoiado por poucos( eu inclusive), o horário de verão vem sendo adotado por mais de 25 anos no país. Seus críticos dizem que a economia gerada, de cerca de 5% , é desprezível e alguns até dizem que há interesses na adoção desse horário (algumas empresas norte-americanas registram lucros de mais de 30 milhões de dólares com o horário de verão).

Para quem não sabe, o horário de verão foi uma criação inglesa, de um nobre chamado William Willett(membro da Sociedade Astronômica Real). De acordo com ele, a humanidade desperdiçava a luz natural e uma das maneiras de se evitar isso, era alterar os relógios.

A Alemanha foi o primeiro país a adotar o horário de verão, durante a primeira guerra mundial. No Brasil, em 1931, por um decreto de Getúlio Vargas, e desde 1985, ininterruptamente até hoje.

Nesse artigo, o professor da UERJ, Antonio Carlos Cyrino, explica didaticamente a necessidade da adoção do horário de verão. Eis um trecho do texto:
Num espaço de aproximadamente três horas consome-se energia capaz de desenhar uma curva bastante acentuada que se difere do restante do comportamento da
demanda no restante do dia. É justamente essa curva o momento de maior exigência
do setor elétrico porque a oferta de energia (quantidade de energia disponível naquele momento) fica mais próxima da demanda (carga), aumentando os riscos de oscilações e até grandes interrupções de energia elétrica.
É sabido que a nossa rede elétrica possui falhas grostescas e é antiga, e está sujeita a blackouts(apagões), algo que eu já escutava desde a oitava série. E que o governo deveria investir mais na distribuição de energia, mas sabemos que pouco aconteceu nesses últimos anos. Estamos mesmos sujeitos à grandes apagões. O horário de verão ameniza esse risco, mas cabe à nós, também economizar a energia elétrica em casa. E lembre-se que o bolso vai te agradecer também!

Não deixe de ler também:

Como calcular o gasto da energia elétrica
- 10 dicas para economizar a energia elétrica


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. É por aí mesmo.
    Independente do governo investir ou não, a redução do pico de consumo faz diferença pois reduz a carga nos equipamentos. E, claro, também economizamos ao acendermos as luzes mais tarde. Talvez a gente perca no ar-condicionado rsrs.

    Ah, e obrigado por usar a expressão blackout ao invés do genérico apagão criado pela imprensa que mistura racionamento com falha no sistema.

    ResponderExcluir
  2. Nao gosto do horário de verão porque tenho que acordar cedo, com ele mais cedo ainda.

    O resultado é catastrófico. A minha cidade é quente e seca, com o horário de verão não consigo dormir mais cedo pelo calor e acabo dormindo tarde e acordando cedo. Em muitos dias durmo 4 horas apenas.

    Este é o lado cruel da história.

    ResponderExcluir
  3. @Murdock


    Obrigado pelo comentário. Quanto à semântica, a coisa é complicada. Creio que farei um post sobre os estrangeirismos na nossa língua.

    ResponderExcluir
  4. @Hugo Meira


    Ah, mas isso não me incomoda, adoro ter dias mais longos. Dá a impressão que posso fazer mais coisas. :)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.