terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sobre o horário de verão

Combatido por muitos e apoiado por poucos( eu inclusive), o horário de verão vem sendo adotado por mais de 25 anos no país. Seus críticos dizem que a economia gerada, de cerca de 5% , é desprezível e alguns até dizem que há interesses na adoção desse horário (algumas empresas norte-americanas registram lucros de mais de 30 milhões de dólares com o horário de verão).

Para quem não sabe, o horário de verão foi uma criação inglesa, de um nobre chamado William Willett(membro da Sociedade Astronômica Real). De acordo com ele, a humanidade desperdiçava a luz natural e uma das maneiras de se evitar isso, era alterar os relógios.

A Alemanha foi o primeiro país a adotar o horário de verão, durante a primeira guerra mundial. No Brasil, em 1931, por um decreto de Getúlio Vargas, e desde 1985, ininterruptamente até hoje.

Nesse artigo, o professor da UERJ, Antonio Carlos Cyrino, explica didaticamente a necessidade da adoção do horário de verão. Eis um trecho do texto:
Num espaço de aproximadamente três horas consome-se energia capaz de desenhar uma curva bastante acentuada que se difere do restante do comportamento da
demanda no restante do dia. É justamente essa curva o momento de maior exigência
do setor elétrico porque a oferta de energia (quantidade de energia disponível naquele momento) fica mais próxima da demanda (carga), aumentando os riscos de oscilações e até grandes interrupções de energia elétrica.
É sabido que a nossa rede elétrica possui falhas grostescas e é antiga, e está sujeita a blackouts(apagões), algo que eu já escutava desde a oitava série. E que o governo deveria investir mais na distribuição de energia, mas sabemos que pouco aconteceu nesses últimos anos. Estamos mesmos sujeitos à grandes apagões. O horário de verão ameniza esse risco, mas cabe à nós, também economizar a energia elétrica em casa. E lembre-se que o bolso vai te agradecer também!

Não deixe de ler também:

Como calcular o gasto da energia elétrica
- 10 dicas para economizar a energia elétrica

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google