Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Gadget Attribution, vergonha de usar a plataforma e desabafos





Como é que pode alguém usar o Blogger como plataforma de distribuição de seus conteúdos e ao mesmo tempo, ter vergonha de mostrar que está no Blogger, uma plataforma gratuita? Com a desculpa da profissionalização, remove toda e qualquer referência à plataforma, e troca a sua URL para um domínio próprio só para não ter a palavra blogspot nela.

Desculpe, mas isso é preconceito, faça um favor, saia do Blogger, compre uma hospedagem e use o Wordpress, B2Evolution, Movable Type ou qualquer outra plataforma para gerenciar o seu conteúdo. Porque será que a palavra gratuita incomoda algumas pessoas? (Eu sei a resposta, é apenas uma retórica)

O @janiosarmento (da Porto Fácil, que oferece hospedagem paga), que odeia firmemente o Blogger, tem uma opinião bem clara sobre isso, numa ocasião ele mencionou, nao lembro se foi no Twitter, um post ou um comentário em algum blog(ajudem-me que eu linko) que era atitude de pilantra remover a navbar, e eu concordo com isso. Eu nunca retirei a navbar, mas a deixo invisível, é só passar o mouse lá em cima.

A bola da vez é um gadget novo que vem nos templates do Designer de Modelo, o Attribution, que fica no footer e dá crédito ao autor do template e do background. O problema é que vem também escrito "Tecnologia do Blogger", e isso deixa alguns em estado de polvorosidade.

O Marcos Lemos (@hordones), do Ferramentas Blog, publicou um artigo sobre "Como retirar a linha "Attribution" dos novos Designer do Modelo do Blogger - Mensagem "Tecnologia do Blogger"", mas ao mesmo tempo ele explica que NÃO É RECOMENDÁVEL retirar este formato de crédito. Se você não quiser usar esse gadget, tem que pelo menos criar algo semelhante para dar os créditos.
Aqui no meu blog, antes mesmo de surgir o Designer de Modelo, eu criei um gadget de créditos, conforme pode ver no final do blog.

Eis como eu o criei:

- O código CSS:

/* ----- Credit ----- */
#credit .credit {
margin: 5px auto;
padding: 0px 0px 0px 0px;
width: 100%;
position: relative;
background: $linkbarbgColor;
border: 1px solid $linkbarmainBorderColor;
color: #FFF;
}

- A secção do elemento, colocada no final da Content Wrapper:

<div id='credit'>
        <b:section class='credit' id='credit' preferred='yes'>
</b:section>
      </div>

- Nos elementos de página, clico em adicionar um gadget, escolhi HTML/Javascript, e coloquei o texto

Template Denim, criado por <a href="http://www.darrendelaye.com/" target="_blank"&lg;Darren Delaye</a> customizado por <a href="http://crazyseawolf.blogspot.com/" target="_blank">Crazyseawolf</a> .:o:. <a href="http://www.stockvault.net/Stone_Rocks_g57-Eastern_Sunrise_p5891.html" target="_blank">Eastern Sunrise</a> from <a href="http://www.stockvault.net/" target="_blank">Stockvault</a>.

Cadê a frase "Tecnologia do Blogger", Cidão???

Quer me trollar? Não precisa, porque o logo do Blogger já está na barra lateral, seria redundante repetir.
Sim, eu não tenho vergonha de mostrar o logo do Blogger!

Caso você queira incluir o gadget Attribution em seu template não nativo ou antigo, vá em Design >> Editar HTML >> procure por <div id='footer-bottom'> ou semelhante, e basta incluir a seguinte linha de códigos no seu footer, antes de </b:section>:

<b:widget id='Attribution1' locked='false' title='' type='Attribution'/>

Dê um Preview e salve!

Eu coloquei esse gadget e gostei do resultado. Talvez eu o use no lugar daquele que eu tinha criado. Você pode vê-los no final, o que acha?

Antes de terminar, não posso sair sem dizer: CHUPA WORDPRESS!!!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



14 comentários :

  1. Olá Crazy

    vou dá aqui o meu pitaco sobre algumas coisas que você comentou:

    1. Sobre o blogger - eu gosto muito dessa plataforma por ser fácil de usar, pra mim que sou leiga nessas coisas de informática, preciso de uma ferramenta prática que me permita escrever, os bugs irritam eu sei, mas tento relevar, afinal ninguém é perfeito nem o blogger. Eu tentei ver o WP, mas quando vi os detalhes de instalação desisti, eu penso assim: se leio alguns parágrafos e não entendo, eu desisto logo de fazer aquilo, sou muito lerda mesmo pra estas coisas.

    2. Sobre o domínio - eu não creio que todo mundo que tenha domínio seja por vergonha do blogger, eu acho que essa forma diferente da url atrapalha muito para os leigos como eu, eu por exemplo ainda não decorei o endereço do seu blog, sempre pego no reader, rs notei uma coisa interessante depois que mudei o domínio, as visitas no meu blog aumentaram e naquela parte de fontes de tráfego diz que mais gente tem digitado o endereço pra acessar meu blog e antes eles pesquisavam no google, então notei que o nome sabem, mas a URL não lembravam bem. Facilitou muito pra mim nesse sentido.

    3. sobre a navbar transparente - onde eu acho um tutorial ou post ensinando a fazer isso? achei bem legal a ideia, inclusive fiz um post semana passada, já está programado pra ir ao ar amanhã alertando sobre blogueiros que a retiram para evitar as denúncias do blogger.

    Outra coisa, vê se tem alguma coisa pesando aqui, seu blog tá demorando mais pra abrir aqui na minha internet tartaruga, rs

    Desculpe pelo comentário gigante, mas como não comento sempre estou perdoada né? rs

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  2. @Ana Karenina
    Perdoadíssima, meu anjo!
    Muitos tem vergonha, porque há na Internet, pessoas que tiram sarro do fato de usar o blogspot, especialmente os gurus da blogagem e que vendem hospedagem paga.
    Quanto a navbar transparente ou invisível, te mando oa url no Twitter.

    ResponderExcluir
  3. Cidão,

    é bem por ai mesmo! As atribuições e créditos do autor e da plataforma que usamos por um mínimo de coerência precisa ficar evidenciada.

    Eu gosto muito do Blogger, tenho outro blog em WordPress.com e não sinto vergonha de usar um nem outro... Aliás orgulho!

    Aproveitando a carona: quero também usar este recurso da navbar invisível, você pode também me passar a URL pelo Twitter?

    Abração e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Concordo e discordo de você. Eu adoro usar o Blogger, sempre disse que ele é minha plataforma preferida para blogar, e um dos motivos de preferi-lo é o nível de personalização que ele oferece.

    Mesmo sendo um serviço gratuito, você não tem a obrigação de colocar os créditos da plataforma no seu blog, isso pra mim é liberdade, e é muito bom podermos optar sobre como queremos 'fazer' nossos blogs.

    Quanto a navbar, acho que nem sempre ela funciona com o layout que o blogueiro quer usar, então não vejo problemas em retira-la.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cidão!

    Eu nunca tive vergonha do blogger usei por muito tempo o blogspot(subdominio), concordo com a Ana Karenina na questão do domínio vem primeiro a facilidade e é claro passa mais profissionalismo,tanto que a Juliana Sardinha tem um.
    Como gosto de css sempre terei este blog no blogger,mas quando criar um próximo vou usar o WP,nem tanto por preferência e gosto é mais pela curiosidade em conhecer mesmo,se puder até outras plataformas também!!rsrs
    Percebo também que seu blog demora um pouco para carregar(tenho net de 1MB) mas por outro lado vejo que você testa todas as funcionalidade e está sempre atualizado com os bugs e novidades,vai saber se você não é que nem a JÚ S. e não trabalha para o google!!kkk

    ResponderExcluir
  6. Lembro desta postagem do Jânio porque me uma 'pessoinha' me encheu o saco nos comentários. O mesmo troll que vinha comentando besteirinhas no "Luz". Um desses com "Sindrome de vira-latas", que renega o uso do blogger. Engraçado! Internacionalmente o blogger é super aceito!! (http://viamaolotado.com/um-excelente-blog-no-blogspot)- Essa sua afirmativa dizendo que o Jânio odeia firmemente o blogger não procede! Até mesmo no sistema de comentários da postagem referida acima ele comenta "FUI usuário do Blogspot, ou não poderia estar falando mal hoje" - Ademais, cada um vende o seu peixe!!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Olá meu caro, vejo que é um entendido no assunto e gostaria de saber se pode me ajudar?
    Eu criei um blog para um amigo recentemente e não entendo pq na parte abaixo de Attribution, fica um espaço enorme sem nada, fiz de tudo pra tirar isso e nada. Pode me ajudar?

    A url do blog é
    abdu-neme.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. @Arierom
    Valeu. obrigado pela opinião. Eis o link da navabar invisível:
    http://www.bloggersphera.com.br/2009/04/navbar-do-blogger.html

    ResponderExcluir
  9. @Teilor
    Será mesmo que não há obrigação? Os novos backgrounds, por exemplo, estão no Designer como parte de um acordo entre o Blogger e o site das imagens. O crédito é necessário. Lá no site as imagens não são de graça.
    Quanto a navbar, eu simplesmente realmente não recomendo a sua retirada.

    ResponderExcluir
  10. @Avelino
    Existem lugares onde o nome blogspot.com é bloqueado. Tanto aqui quanto lá fora, há alguns blogueiros que realmente não se sentem bem com a url. Mas ficam porque é de graça. Vá entender!
    Cara, como eu gostaria de ser empregado do Google!

    ResponderExcluir
  11. @Luma Rosa
    Ele odeia sim, e muito. Já deu até declaração no Twitter. Pena que foi a tempos atrás. Ele e muitos outros dizem também que o Blogger é lugar de pirataria e download, coisa que até no WP tem.

    ResponderExcluir
  12. @Abdu
    Não vejo nada de errado nesse sentido no blog. O que realmente está destoando é o fato da altura da sidebar estar maior que a da área de postas postagens.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. olha só, mudei o background e preciso mudar o nome na attribution, como faço isso? pode me ajudar? aguardo (vladiaqueiroz.mestradoufba@gmail.com)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.