sábado, 25 de abril de 2009

Expresse-se na internet escrevendo corretamente!

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário

Uma das coisas que irrita um usuário experiente de internet é a maneira na qual muitos usuários se expressam na rede com o que se habituou a se chamar de internetês, miguxês, orkutês ou qualquer outra coisa do gênero.


Eu sou a favor de uma internet mais sadia, e saber escrever o seu idioma contribui com isso. Por esse e outros motivos, eu sou contra o que se chama de inclusão digital. Não sou contra facilitar o acesso a todos no mundo virtual, mas é inadmissível dar nas mãos de alguém que não saber ler nem escrever, o uso de determinadas ferramentas.

Sair por ai escrevendo em internetês, por exemplo, vai fazer com que você afaste muitas pessoas interessantes que poderia estar conhecendo pela rede. Eu não quero que ninguém seja um erudito na língua escrevendo na internet, mas que pelo menos saibam se expressar de um jeito que todos entendam. Saber as normas corretas da sua língua pátria é fundamental(Se bem que eu repudio essa nova reforma ortográfica, que não chega a lugar nenhum).

Certas linguagem na Internet, que surgiram desde o seu começo, são usadas indiscriminadamente até hoje, são abreviações de certas expressões que são muito usadas pelos usuários em chats , dentre as quais podemos citar:

Tb = também
Vc = você
Hj = hoje
Naum = não
Neh = né
Blz= beleza
Qdo = quando
Cmg = comigo
O q? = O quê?
Kd vc? = Cadê você?
Taum = Tão
PQ → Por que ou Porque.
Xau = Tchau
Kbça = Cabeça
Bj,Bjos = Beijo, Beijos
Blz = Beleza
Aki = Aqui
Ksa = Casa
Eh = É
Axo = Acho











Esse tipo de grafia não deve nem pode ser utilizado em fóruns, comentários de blogs ou sites, pois não pega muito bem. É um atentado contra a nossa língua pátria. Evite usá-las. De novo, tente se expressar corretamente, se você quiser ser ouvido. Use essa linguagem em chats, MSN, com pessoas que é do seu meio, mas nunca com quem você não conhece. Você pode ser mal interpretado.

Lembre-se que existe vida inteligente além do MSN e do Orkut. E pelo que tenho visto, muitos tem dificuldade em romper essas barreiras, e quando rompem, levam seus vícios adquiridos causando muita indisposição entre as outras pessoas.

A febre no momento, na Internet é o Twitter, um microblog onde você pode se expressar escrevendo até 140 caracteres. Caso você queira, por exemplo usar essa mais nova ferramenta, procure se informar antes sobre o que ela é, e para que serve. Eu recomendo esse artigo da Juliana Sardinha, do Dicas Blogger.

E por favor, miguxês é expressamente proibido. Você corre o risco de se tornar um pária virtual.

Fonte da imagem

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google