quinta-feira, 12 de março de 2020

Novidades nos Grupos da Google: Nova interface com o Material Design da empresa

Os Grupos do Google vão receber também a nova interface do Material Design ainda este ano. Essa atualização está disponível apenas como beta, por enquanto para os usuários do G Suite.

fonte: Android Police
Por incrível que pareça, os Grupos da Google ainda estão ativos, e é nesse momento, a única maneira qur os desenvolvedores poderem testar privativamente novos aplicativos para Android, já que nãio há mais uma rede social da empresa. O serviço geralmente é utilizado pelos programadores como uma alternativa ao Slack. No entanto, o design do Grupos não pode mais se comparar com seus concorrentes ou com os outros serviços da internet da empresa, e é provavelmente por isso que ela decidiu começar a testar uma reformulação de interface como parte de um beta limitado, que deverá ser totalmente implantado ainda este ano.


A atualização coloca os Grupos em pé de igualdade com os outros serviços da internet da Google. A barra cinza e as cores de destaque em vermelho alaranjado desapareceram, abrindo caminho para a iteração mais branca e espaçosa do Google de seu Material Design Theme. Como o Gmail, Calendar, Keep e Co., agora um menu de hambúrguer fica no canto superior esquerdo, seguido pelo ícone e nome do Grupo e uma barra de pesquisa com cantos ligeiramente arredondados. Na barra lateral, uma pílula positiva permite criar novos grupos e, na área abaixo dela, você pode navegar entre comunidades existentes, atividades recentes, conteúdo com estrela e muito mais. Visualmente, é uma mudança drástica, mas no final, o layout permanece familiar.

Existem também algumas melhorias ocultas. A pesquisa se tornou mais poderosa graças às novas opções de filtragem, a criação de grupos foi repensada como um assistente rápido de três etapas e os Tópicos foram renomeados para Conversas para corresponder às convenções de nomes do Gmail. Além disso, as configurações de grupo agora podem ser encontradas em uma única seção para facilitar o acesso, e os membros do gerenciamento devem ser mais simples, graças a uma reorganização da respectiva seção.

Esquerda: Imagens antigas. Direita: Interface reprojetada, fonte: Android Police
Como esta é uma versão beta, também existem alguns recursos ausentes, como caixas de entrada, tags e categorias colaborativas, mensagens de boas-vindas acima das conversas em grupo e acesso a mensagens moderadas. É por isso que o Google incluiu uma alternância que permite alternar entre o novo e o antigo, para que você ainda possa acessar esses recursos.

Ainda não há nenhuma palavra sobre um novo site para celular, que precisa ainda mais de uma reformulação, pois parece que foi direto de 2005. Também não possui paridade de recursos com o equivalente mais antigo para desktop - por exemplo, bem-vindo as mensagens não são exibidas no celular quando você ingressa em um novo grupo, o que pode levar a problemas.

No momento, você só pode participar da versão beta se for o super-administrador de uma organização que usa o G Suite. Nós, pobres mortais, temos que esperar que a versão beta se abra para mais pessoas ou que a atualização seja lançada estável. A Google quer publicar o novo design para todos "ainda este ano", então esperemos que o faça mais cedo ou mais tarde.

fonte: Android Police via Google (1), (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google