Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Google e Facebook vão banir sites com notícias falsas

Cada vez mais tem a certeza de que as notícias falsas contribuíram para o resultado das eleições na América, e se assim continuar, elas podem causa mais estragos (já imaginaram Bolsonaro em 2018? Seria o fim!).

fonte The NextWeb

Quase que ao mesmo tempo, tanto a Google quanto o Facebook anunciaram que irão banir esses sites naquilo que mais irão doer no bolso de seus proprietários: os anúncios! O anúncio foi dado no início desta semana.

Enquanto a Google vem trabalhando na mudança da política do uso do adsense, o Facebook já atualizou suas políticas de publicidade para proibir conteúdos enganosos na rede.

Essas mudanças ocorrem enquanto a Google, o Facebook e o Twitter  enfrentam uma reação sobre o papel que eles desempenharam na eleição presidencial dos EUA ao permitir a disseminação de informações falsas e muitas vezes maliciosas que poderiam ter influenciado os eleitores em relação ao candidato republicano Donald Trump.

Fachada do Google em Hamburg, Alemanha, fonte Reuters

Eis o comunicado da Google: "Mais adiante, nós iremos restringir a veiculação de anúncios em páginas que deturpam, mostram incorretamente ou escondem informações sobre o editor, o conteúdo do editor ou o principal objetivo da propriedade da web."

Não se sabe ainda como a Google vai fazer também para classificar os sites no ranking de busca, ou seja qual vai ser o mecanismo (algoritmos) que vai identificar se uma notícia é falsa ou não no Google Notícias. Mas o fato de retirar a publicidade nesses sites pode diminuir o crescimento deles, já que o que os motivam é o dinheiro. A empresa acredita que esta ação possa desestimular o surgimento de novas páginas que tem como objetivo a desinformação e a deturpação dos fatos.

Agora, aqui vai uma reflexão deste que vós escreveis: Pelo que tenho visto aqui no Brasil, não é a grana que move muitos desses sites de notícias falsas, e sim, a vontade de se fazer prevalecer a todo custo, por todos os meios necessários, a verdade absoluta, seja política ou religiosa, que essas pessoas acreditam possuir. E isso qualquer um pode perceber por exemplo, em canais do Youtube, onde pessoas conservadoras de extrema direita dizem que nunca houve ditadura militar no Brasil, e muitos que nunca estudaram História acabam acreditando e tratando essas figuras como deuses sagrados.

via The Next Web e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google