Pesquisa personalizada

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Um marco na Ciência, a detecção das ondas gravitacionais!





Um grande momento da Ciência, um passo enorme para o conhecimento! Ondas gravitacionais previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein foram finalmente descobertas e/ou detectadas no LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), nos EUA.

"Se o espaço-tempo estiver balançando
Nem chegue criticando"
Joy of Tech - Gravitational wave signage

A gravidade sempre foi uma pedra no sapato na teoria física dos campos, porque a detecção das suas ondas envolveria objetos muitos massivos no espaço, tais como estrelas de nêutrons e/ou buracos negros binários! E foi o que aconteceu ao observar a dança de dois buracos negros que estavam espiralando entre si, que fez com que a distância entre eles fossem diminuindo e perdendo energia até que um "engolir" o outro. Essa perda de energia seria dissipada na formas de ondas gravitacionais que perturbariam o espaço-tempo! Se quiser saber mais, recomendo o blog Mensageiro Sideral, do jornalista Salvador Noronha e esse artigo do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais)!


Einstein foi um visionário. A teoria geral da relatividade foi um marco no começo do século 20 e até hoje encanta a todos. Dar a Gravidade uma explicação geométrica da massa distorcendo a quarta dimensão, o espaço-tempo, foi um avanço em sua época. Enquanto Newton descrevia o efeito da gravitação como uma força, Einstein a descreveu como uma curvatura no espaço-tempo, onde os corpos se movem ao longo de trajetórias curvas. E um detalhe, as duas teorias são válidas, uma não exclui a outra. O vídeo abaixo está em inglês, mas facilmente entendível:


Mas nem tudo são flores...

Vivemos num país onde a ignorância e a religiosidade é muito forte, além disso não produzimos Ciência e Tecnologia (embora haja alguns loucos que dão murro em ponta de faca e produzem coisas maravilhosas...) e muitos não conseguem entender para que servem as descobertas científicas, já que nada muda nas vidas deles de um dia para o outro, e desprezam o conhecimento apelando para o simples que suas religiões professam. Dizer que Deus fez tudo é uma resposta satisfatória e é uma verdade absoluta. E se fosse assim, essas pessoas não estariam com dispositivos móveis em suas mãos navegando pelas redes sociais espalhando suas baboseiras e invadindo sites ou artigos de ciência numa clara tentativa de diminuir e menosprezar toda uma comunidade científica. Dá nojo ler certos comentários nos mais variados sites que nada tem a ver com o assunto em questão.

Enquanto isso eu sonho...

Será que essa descoberta facilitará a construção de motores anti-gravidade nas naves espaciais ou até mesmo, um motor de dobra espacial previsto nas séries de Star Trek? E quem sabe viagens no tempo, já que tudo está relacionado?

Pena que não estarei vivo para presenciar tudo isso...


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.