"Se o espaço-tempo estiver balançando Nem chegue criticando" Joy of Tech - Gravitational wave signage |
A gravidade sempre foi uma pedra no sapato na teoria física dos campos, porque a detecção das suas ondas envolveria objetos muitos massivos no espaço, tais como estrelas de nêutrons e/ou buracos negros binários! E foi o que aconteceu ao observar a dança de dois buracos negros que estavam espiralando entre si, que fez com que a distância entre eles fossem diminuindo e perdendo energia até que um "engolir" o outro. Essa perda de energia seria dissipada na formas de ondas gravitacionais que perturbariam o espaço-tempo! Se quiser saber mais, recomendo o blog Mensageiro Sideral, do jornalista Salvador Noronha e esse artigo do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais)!
Einstein foi um visionário. A teoria geral da relatividade foi um marco no começo do século 20 e até hoje encanta a todos. Dar a Gravidade uma explicação geométrica da massa distorcendo a quarta dimensão, o espaço-tempo, foi um avanço em sua época. Enquanto Newton descrevia o efeito da gravitação como uma força, Einstein a descreveu como uma curvatura no espaço-tempo, onde os corpos se movem ao longo de trajetórias curvas. E um detalhe, as duas teorias são válidas, uma não exclui a outra. O vídeo abaixo está em inglês, mas facilmente entendível:
Mas nem tudo são flores...
Vivemos num país onde a ignorância e a religiosidade é muito forte, além disso não produzimos Ciência e Tecnologia (embora haja alguns loucos que dão murro em ponta de faca e produzem coisas maravilhosas...) e muitos não conseguem entender para que servem as descobertas científicas, já que nada muda nas vidas deles de um dia para o outro, e desprezam o conhecimento apelando para o simples que suas religiões professam. Dizer que Deus fez tudo é uma resposta satisfatória e é uma verdade absoluta. E se fosse assim, essas pessoas não estariam com dispositivos móveis em suas mãos navegando pelas redes sociais espalhando suas baboseiras e invadindo sites ou artigos de ciência numa clara tentativa de diminuir e menosprezar toda uma comunidade científica. Dá nojo ler certos comentários nos mais variados sites que nada tem a ver com o assunto em questão.
Enquanto isso eu sonho...
Será que essa descoberta facilitará a construção de motores anti-gravidade nas naves espaciais ou até mesmo, um motor de dobra espacial previsto nas séries de Star Trek? E quem sabe viagens no tempo, já que tudo está relacionado?
Pena que não estarei vivo para presenciar tudo isso...