Joy of Tech - The Tiger and the Monkey |
Os grupos que lutam por direitos civis no país fizeram protestos contra o Free Basics, porque acusam o Facebook de criar um "jardim com paredes", ou seja, acesso a internet baseado no que a rede social acha que deve fornecer em nome de uma gratuidade para as pessoas mais pobres.
Mark Zuckerberg lamentando o ocorrido afirmou que "Não é uma Internet igual se a maioria das pessoas não pode participar", e ainda em seu perfil no Facebook na última segunda: "Apesar de estarmos desapontados com a decisão de hoje, quero comunicar pessoalmente que estamos comprometidos em continuar trabalhando para derrubar as barreiras da conectividade na Índia e ao redor do mundo."
O Free Basics atua em cerca de 38 países no mundo. A idéia por um lado, é fantástica, mas restringir o que as pessoas possam acessar é lamentável. Se bem que se uma empresa oferece algo de graça, geralmente vai ser nos termos dela, porque é de seu direito. Mark é esperto, todo o tráfego gerado tem que passar primeiro pela sua rede social. Significa mais grana!
A internet grátis do Facebook representa também um problema. É claro que haverá certos lobbies que serão atingidos e que vão pressionar o governo de seus países para barrar tal serviço. Aqui no Brasil a internet grátis do Facebook nem pensar. As operadoras entrariam em guerra!
Mas a fábula do Tigre e do Macaco na webcomic acima parece fazer sentido...