Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Facebook, internet grátis e a proibição na Índia





A Índia barrou a internet grátis que o Facebook ofereceu ao adotar novas regras para que os provedores possam atuar no país. Agora não pode mais haver políticas de preços diferenciadas para acessar partes distintas da rede. Mark Zuckerberg não curtiu isso...

Joy of Tech - The Tiger and the Monkey
A internet grátis que o Facebook oferece tem limitações. O programa é chamando de Free Basics que oferece internet para celulares, que inclui o acesso a rede social, a Internet.org e alguns serviços de mensagens. A agência indiana que regula as telecomunicações suspendeu a internet grátis do Facebook porque não podem haver preços que discriminam serviços de internet pelos provedores.

Os grupos que lutam por direitos civis no país fizeram protestos contra o Free Basics, porque acusam o Facebook de criar um "jardim com paredes", ou seja, acesso a internet baseado no que a rede social acha que deve fornecer em nome de uma gratuidade para as pessoas mais pobres.

Mark Zuckerberg lamentando o ocorrido afirmou que "Não é uma Internet igual se a maioria das pessoas não pode participar", e ainda em seu perfil no Facebook na última segunda: "Apesar de estarmos desapontados com a decisão de hoje, quero comunicar pessoalmente que estamos comprometidos em continuar trabalhando para derrubar as barreiras da conectividade na Índia e ao redor do mundo."

O Free Basics atua em cerca de 38 países no mundo. A idéia por um lado, é fantástica, mas restringir o que as pessoas possam acessar é lamentável. Se bem que se uma empresa oferece algo de graça, geralmente vai ser nos termos dela, porque é de seu direito. Mark é esperto, todo o tráfego gerado tem que passar primeiro pela sua rede social. Significa mais grana!

A internet grátis do Facebook representa também um problema. É claro que haverá certos lobbies que serão atingidos e que vão pressionar o governo de seus países para barrar tal serviço. Aqui no Brasil a internet grátis do Facebook nem pensar. As operadoras entrariam em guerra!

Mas a fábula do Tigre e do Macaco na webcomic acima parece fazer sentido...


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. A Índia fez o que era certo. Sempre fico com os meus pés atrás com essas boas intenções de marquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marquinho é esperto. Uma internet que só acessa a sua rede...

      Excluir
  2. Em pequenas palavras sobre Zuquembergo "Megalomaniaco"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, ele está vendendo bem o seu peixe! :)

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.