Postagem em destaque

O Brasil tem um instituto de reabilitação para viciados em internet e celular

Você é viciado em internet e celular? Saiba que você tem um problema chamado de nomofobia. E como tratar? O tratamento pode ser feito no Ins...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novidades: Novas ferramentas do Blogger contra a violação dos direitos autorais

É de conhecimento de que a Google vem implementando várias ferramentas que condenam o infringimento dos direitos autorais, para se construir um ambiente mais saudável na internet.  Ontem, o Blogger lançou duas ferramentas para lidar com a violação dos direitos autorais.

1 - Ferramentas agilizadas de apresentação para os titulares de direitos.

O Blogger vem trabalhando ao lado dos representantes da indústria e acabaram por construir um sistema de apresentação e manipulação de formulários a serem submetidos ao DMCA que resulta num processo de simplificação da comunicação fazendo com que o tempo médio de resposta seja menos de 24 horas.

2 - Ferramentas agilizadas de contra-notificação para os usuários.

Embutido no painel de controle, o Blogger oferece uma maneira simples de contra-notificação para o recebimento das notificações da DMCA para o autor do blog cujo conteúdo tenha sido indevidamente direcionados para remoção, a qual estará disponível inicialmente para usuários que receberam tais avisos, contudo há planos de expandir esse número para outros avisos no caminho.

Além disso, para garantir a transparência de todo o sistema inteiro, o Blogger continuará a encaminhar todas as notificações DMCA (assim como contra-avisos) para a Chilling Effects, que é um banco de dados para a consulta pública.

Eis como funcionará o procedimento de remoção junto ao DMCA:

- Suponha que um blogueiro (vamos chamá-lo de Joe Blogger) decide colocar um link em seu blog, uma cópia para download do Album X.
- O titular do direito acredita que o link leva a uma cópia não autorizada que infringe os direitos do autor do Album X e envia um aviso denunciando este  post específico.
- O anúncio ao  DMCA é processado pela equipe do Blogger, e em sendo uma reclamação válida, o post em questão é revertido para o rascunho, e Joe Blogger será notificado, e uma cópia da queixa é enviada para o Chilling Effects.
- Neste caso, Joe Blogger tem o direito de apresentar uma contra-notificação e pedido para a restauração do post, se ele acredita que a remoção foi imprópria. Ele também pode editar o post para remover o conteúdo que supostamente infringiu os direitos.
 - Se os arquivos de Joe Blogger  tiverem uma contra-notificação, uma outra notificação será enviada ao titular dos direitos, bem como para a Chilling Effects, e depois de dez dias úteis a postagem será restaurada se o titular do direito não decidir prosseguir a ação futura.
- Os titulares de direitos podem prosseguir com uma ação judicial se considerarem que a contra-notificação enviada pelo usuário seja inválida ou errada.

Essa atualizações são recentes e fazem parte das melhorias implementadas nesses últimos dois anos, e que atuam como um equilíbrio entre blogueiros e os direitos autorais dos autores.

Em tempo, tais ações se darão em território americano e nos lugares onde a DMCA atua. Coisa que não acontece no Brasil, e em assim sendo, as denúncias feitas quase que não terão efeito a não ser que a Google tenha algum acordo com algum órgão brasileiro do tipo, coisa que ainda desconheço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google