Pesquisa personalizada

domingo, 17 de julho de 2011

Nova Interface do Blogger: Um tutorial com as áreas de Layout e Modelo





Dando continuidade aos pequenos tutoriais sobre a nova interface do Blogger, agora mostrarei a área de Layout e Modelo, onde reside, na minha sincera opinião, um monte de críticas. e creio que deverá ser alterada no futuro.

Leiam antes os artigos anteriores:
- Um tutorial com a página de abertura
- Um tutorial com o novo painel de controle
- Um tutorial com as postagens e as páginas
- Um tutorial sobre o editor de texto e a criação de páginas
- Um tutorial com os Comentários
- Um tutorial com as Estatísticas e ganhos

Na interface antiga, layout e modelos estavam juntas na aba Design, que era composta de Elementos de páginas, Editar HTML e o Designer de modelo:


Na nova interface, resolveram separar os elementos de páginas, criando a aba Layout, conforme pode ser visto na figura abaixo:

Layout
Aqui nada a acrescentar, só houve mudanças de cores. E aqui começa a primeira polêmica. O Designer de Modelo, um dos recursos mais revolucionários do Blogger,  perdeu a exclusividade que tinha antes e se tornou um simples link na parte superior da página, e só. Não há em nenhum outro lugar dessa nova interface, alusão à esse recurso. Ele meio que ficou escondido e eu até tive dificuldades em encontrá-lo. Se é um recurso top de linha, porque diabos ele não tem um destaque maior?

A segunda polêmica, cadê o Editar HTML? Na primeira versão desta nova interface, ele não existia e isso levou a reclamação de um monte de blogueiros na página de ajuda e no Twitter para a volta desse recurso. Teve até uma blogueira que criou uma petição. Como eu não recebi essa primeira versão da interface, eu apenas só pude acompanhar o desenvolvimento das reclamações. Ao liberar essa nova versão semana passada, os engenheiros do Blogger colocaram de volta esse recurso, mas como um link no final da página de Modelos, que contém os templates novos. O "Editar HTML" virou "Editar Modelo" e ficou relegado entre dois links: "Fazer backup/Restaurar modelos" e "Reverter para os modelos clássicos", conforme pode ser visto nos dois últimos screenshots abaixo:

Modelos
Modelos e links
Modelos e Editar Modelo

Ou seja, parece-me que estas duas páginas ainda estão em construção. Me recuso a crer que elas sejam um produto final. A diagramação delas está muito pobre e espero que a equipe do Blogger as alterem no decorrer do tempo.

Deveriam voltar como era antes, como nome Design, abrindo em três ou quatro sublinks, como os links anteriores que mostrei nos tutoriais dessa série. Vocês concordam comigo? Deixem os seus comentários.

A próximo post desta série falará sobre os Detalhes, que era chamado de Configurações na interface antiga. Até lá!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.