quinta-feira, 5 de julho de 2018

Ondas sonoras podem ser usadas para detectar o câncer

Os cientistas agora podem usar ondas sonoras para detectar câncer, é o que demonstraram pesquisadores de três grandes universidades.

fonte: The Next Web
Pesquisadores da Duke University, do MIT e da Nanyang Technological University demonstraram como as ondas sonoras podem ser usadas para detectar o câncer. Publicado no periódico médico Small, o método tem se mostrado menos invasivo do que as práticas padrão e eficiente o suficiente para uso clínico.

"A biópsia é a técnica padrão ouro para o diagnóstico de câncer", disse Tony Jun Huang, professor de engenharia mecânica e ciência de materiais da Universidade de Duke. "Mas é doloroso e invasivo e muitas vezes não é administrado até o final do desenvolvimento do câncer."

Com este novo método, as ondas sonoras são configuradas em um ângulo para o fluxo sanguíneo. Conforme o som se move, bolsas de pressão empurram as partículas no sangue. Para diagnosticar o câncer, os médicos estão à procura de células tumorais circulantes (CTCs), que são pequenos pedaços de tumor que se desprendem do maior e passam para a corrente sanguínea. Como as CTCs são maiores e mais rígidas que as células do sangue, as ondas sonoras as empurram para um canal separado para coleta e análise. Mais informações podem ser vistas no vídeo abaixo:


Huang continua: “Com nossa tecnologia de separação de células tumorais circulantes, podemos ajudar a descobrir, de maneira não invasiva, se o paciente tem câncer, onde o câncer está localizado, em que estágio está e quais medicamentos funcionam melhor. Tudo a partir de uma pequena amostra de sangue retirada do paciente."

Esta abordagem foi demonstrada pela primeira vez há três anos, mas a tecnologia foi melhorada para que agora possa funcionar em um ambiente clínico com 86% de eficiência de um frasco de 7,5 mL de sangue em uma hora.

No futuro, os pesquisadores querem aumentar a velocidade e a eficiência dessa abordagem. O objetivo é que ele se torne o método de fato para detectar o câncer e eles esperam que o teste esteja disponível por meio de um chip barato e descartável.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google