Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

10 coisas que odeio dentro de uma sala de aula





Muitas coisas me irritam na minha profissão e se eu ficar enumerando vou terminar o ano só fazendo "posts" sobre isso. Mas existe 10 coisas que me tiram do sério dentro de uma sala de aula, coisas que faz meu mau-humor aumentar... Contar de 1 a 10 não adianta, pois o estrago estará feito e a aula fica uma porcaria. Em casa na frente do espelho, falo para eu mesmo: "Que merda de aula essa de hoje!"


Dez coisas que odeio dentro de uma sala de aula:

1 - Pessoas de fora vindo fazer propaganda:

Existem pessoas que vão para as escolas para fazer propaganda de algum curso ou qualquer outra coisa, e te interrompe justamente naquele momento em que a aula está fluindo, onde um determinado raciocínio está sendo desenvolvido... Se alguém me interrompe, eu perco a minha linha de pensamento, e estraga a minha aula.

2 - Diretor entrando sem bater na porta:

Dentro de uma sala de aula, o professor é a autoridade, portanto, pode ser o governador, o papa, o fdp quem for, tem que pedir licença para entrar. Existem muitos diretores folgados que entram sem pedir permissão.

3 - Conversa paralela:

Não tem coisa mais irritante do que você estar desenvolvendo um assunto e ao fundo, ter uma conversa paralela. Fico nervoso e mando para fora da sala. Aprendi na vida que quando um burro fala, os outros abaixam suas orelhas.

4 - Celular:

Tomei ódio de celular por causa de seu uso indevido na classe. Esses malditos ringtones, na sua maioria de funk, acabam com a minha paciência, sem contar aqueles que atendem ao telefone dentro da sala, mesmo sabendo que é proibido.

5 - Perguntas inconvenientes:

Imagine você desenvolvendo um assunto, uma aula preparada com carinho, e no fim, quando abre para a sala o momento das dúvidas e/ou perguntas vem aquelas pérolas do tipo: "profis, o sr é casado?"; "o sr mora sozinho?"; " Qual a sua idade?". Minhas respostas respectivas para cada pergunta: "Não, está a fim de casar comigo?"; Por que? Você quer dormir comigo?" e " O suficiente para te amar pelo resto da vida", caso seja mulher. Se for homem, "Mulher eu até aceito a pergunta, mas de um homem? Sei que você deve ser louco por mim, mas infelizmente não curto o mesmo sexo, procure outro". Posso garantir que isso já me rendeu algumas discussões, brigas e processos.

6 - Alunos virados de costas:
Não tem maior forma de desprezo do que uma pessoa ficar de costas quando você fala, sempre falo que prefiro levar um murro no rosto porque o hematoma sara, o desprezo não. O pior são alguns alunos que te perguntam algo e na hora que você vai tirar as dúvidas, ele se vira e fica conversando com o colega. Aí eu paro e continuo o que eu estava fazendo. E ainda me chamam de arrogante.

7 - Alunos entrando fora do horário pré-determinado:

Existe um horário para entrar na aula, há uma tolerância não institucionalizada que depende do professor em questão, depois disso o aluno não entra. Mas nas escolas estaduais, o aluno entra a qualquer momento, e isso acaba com a aula, porque esse aluno tumultua, geralmente esses que chegam atrasados são os piores da sala.

8 - Choro de aluno:

O aluno passa o ano inteiro te desprezando, te desafiando e mandando você tomar naquele lugar. No final do ano, quando vê que está pendurado, precisando de nota, parece um anjinho na sua frente, chega até chorar. Isso me irrita e nem dou atenção.

9 - Prazos não cumpridos:

Odeio quando algum aluno entrega uma atividade ou trabalho fora do prazo de entrega. Tem aluno que só vai pensar no trabalho um dia antes do prazo. E olha que eu sempre passo um trabalho ou atividade de pesquisa com DOIS meses de antecedência, justamente para não dizer que não tiveram tempo.

10 - Fazer a chamada e preencher diários:

Em plena era da informática, esses duas coisas são totalmente ultrapassadas. Tudo isso pode ser feito online. Já existem escolas que aboliram o diário de classe, papeletas de notas e determinadas burocracias que ninguém lê. Só serve para perder tempo e contribuir com o desmatamento das florestas.

(by A. J. Rosário - 08/12/2008)



Fonte das imagens: Google


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



14 comentários :

  1. É Cidão, concordo plenamente com tudo que vc escreveu. Trabalho na prefeitura, e é a mesma coisa que o estado. Aluno é tudo igual! Leciono para adultos e eles agem como os seus adolescentes! Não sabem escrever, mas têm um celular super avançado que nem eu sei mexer... Contraditório, não?
    No meu caso de terminar a explicação e perguntar: Alguma dúvida? Eles me perguntam: Sim, quantas linhas tenho q pular pra responder esse exercício?? rsrs Dou risada, esse tipo de pérola já nem me incomoda mais.
    Pense nos bons frutos disso tudo, sempre tem os que valem à pena! Tipo eu! haha
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Você me dá medo!!

    1- Faça assim: "os senhores tem 20 segundos, mas espere eu terminar a aula.

    2 - Relaxe e tenha calma.
    3- lembre quie voce é o professor e nao o burro entende??eu aprendi que quando a gente conversa paralelamente é porque ta falatando algo na aula.
    4- morte ao celular!!!! detesto celular, acho que sou a unica no mundo.
    5- Quanto as pergunas, é a curiosidade, eu sempre perguntei coisas aos meus professores.
    6- Certissimo, eu detestava estudar com as fileiras bagunçadas.
    7-So se for aí, aqui em tocantins, tocou o sino ninguem entra mais, é regra.
    8, 9, olha eu chorei muito e ja deixei muito trabalho sem fazer snif..snif..snif...

    ResponderExcluir
  3. Cidão, tudo isso que você relatou é pura e simplesmente falta de respeito!
    Tenho medo dessa geração... =/

    Lembra da Adriana, do Espírita na Net? Pois então, hoje é aniversário dela! \o/

    Beijão, querido!

    ResponderExcluir
  4. Danielle: É por você outros que são minoria, que ainda não abandonei a profissão, mas tá difícil! ;o)

    Iara: Eu não importo com carteiras desordenadas, uso de bonés, mp3, ou celular, desde que no momento em que eu estou falando, que todos prestem atenção. É o mínimo que peço!
    Mas não sou tão carrasco assim, Iara, pergunte a Danielle aqui de cima, e ela poderá falar de mim!

    Du: Essa é a geração da progressão continuada, de mais de doze anos de governança e lambança dp PSDB...

    A Adriana está fazendo aniversário??? Já vou até lá!!!

    ResponderExcluir
  5. Cidão,

    Passei para agradecer teu recado hoje lá no meu blog! Obrigada pelos parabéns!

    Pois é, eu adoro gatos! Aliás, adoro todos os animais! Adotei uma gatinha há uns 3 meses. É muito bom ter esses bichinhos por perto! :-)

    Sabe, eu admiro quem se aventura a ser professor. Precisa ter vocação. Eu mesma não sei ensinar nada a ninguém! Rsrs. Eu respeito muito os professores. Acho uma das profissões mais dignas que uma pessoa pode exercer. E importantíssima para o desenvolvimento de uma sociedade. Nesse post vc realmente citou as coisas mais comuns e terríveis de acontecer a um professor. Tremenda falta de senso e respeito. Atualmente faço um curso e mesmo em uma sala de aula repleta de adultos e, teoricamente, mais conscientes e educados, algumas situações como essas acontecem, como: conversas paralelas (eu, como aluna, detesto, imagino o professor), celular (terrível, não só em sala de aula, mas tb no cinema. Eu sempre desligo o meu, se não dá pra desligar, coloco no silencioso e não atendo em sala, é o mínimo) e a tal das 'perguntas incovenientes' (achei muita graça das suas respostas! Imagino que muita gente deve achar vc um chato! Rsrs.)

    Beijos! E boa sorte para vc!

    ResponderExcluir
  6. Adriana: Não só me acham um chato, como alguns até me ameaçam. Para falar a verdade, com tudo que vem acontecendo, perdi totalmente o tesão para ensinar alguém. Já estou até pensando em parar... Vender cachorro-quente nas esquinas e praças dá muito mais dinheiro e pouquíssima dor de cabeça.

    Aliás, gato realmente são bichinhos fantásticos!!! ;o)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo: Identifique-se. Deixe de ser covarde.

    ResponderExcluir
  8. Cara, leio os comentários da Iara e sinto pena. Por mais democráticos que sejamos, é complicado perceber que há gente que pensa como ela. Dizer que os alunos conversam na classe porque está faltando algo na tua aula? Faltando o quê? Dar dinheiro pro lazarento parar de conversar e prestar atenção ao que está sendo dito? Afff... faltava isso pra eu dormir com raiva.

    ResponderExcluir
  9. Rogério: O governo faz muito bem a parte dele e sabe vender para a população. Ela só está reproduzindo o que já se tornou senso comum.
    Fazer o que?

    ResponderExcluir
  10. Professor nesse país tem que ser respeitado.As atitudes que você mencionou acontecem em muitas cidades de nosso país. A inversão de valores faz nossa sociedade a cada dia mais desumanizada e desrespeitosa. Também não gosto de nada disso em sala de aula.E o engraçado é que sempre a culpa é do professor...Para os que não concordam eu digo:-Vai pra uma sala de aula e veja como é "fácil"...

    ResponderExcluir
  11. oi professor de fisica, tudo bom? nao sei como vim parar no seu blog, sou estudante do terceiro ano do ensino medio, estudo no colegio alfa no PR, mas enfim, nao importa. Tenho algumas coisas a relatar, primeira: eu amo fisica. segunda: professor nao e palhaco, so alguns, nao e seu caso. terceira: se voce fosse meu professor, eu te pegava, namorava, sei la como entende. quarta: amo astronomia, se nao fosse fazer engenharia, faaria astronomia na UFRJ . Acho que e isso, beijos

    ResponderExcluir
  12. oi professor de fisica, tudo bom? nao sei como vim parar no seu blog, sou estudante do terceiro ano do ensino medio, estudo no colegio alfa no PR, mas enfim, nao importa. Tenho algumas coisas a relatar, primeira: eu amo fisica. segunda: professor nao e palhaco, so alguns, nao e seu caso. terceira: se voce fosse meu professor, eu te pegava, namorava, sei la como entende. quarta: amo astronomia, se nao fosse fazer engenharia, faaria astronomia na UFRJ . Acho que e isso, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!!!! Obrigado Mia! Assim você me deia lisonjeado!!! Melhorou o meu dia! :)

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.