Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Inclusão, uma palavra que me dá medo!

A onda agora não só aqui no Brasil, quanto no mundo é a inclusão digital, e vou aqui dar minha opinião. Não sei no resto do mundo, mas aqui em nosso país, essa palavrinha que, para muitos é mágica e vai resolver os problemas sociais, é a tremenda lorota que se propaga na boca de muitos. Sim, estou falando da palavra inclusão, e de qualquer tipo, seja social, digital, ou o raio que o parta.

Eu presencio coisas muito negativas na área da educação por conta dessa tal inclusão. Salas superlotadas, promoção automática, nível baixo de ensino, cotas para a universidade, etc, etc. Não é assim que os problemas sociais vão ser resolvidos. De que adianta dar escola para todos e não ter uma estrutura decente, ou colocar 20 computadores numa sala, sem ter profissionais de verdade em cada área? Eles esperam que o professor seja ao mesmo tempo, psicólogo, polícial, pai, mãe, instrutor de informática, psiquiatra, leão de chácara, carcereiro, ator, e professor, pasmém!!!

Com a legislação educacional que está ai, a escola hoje está sim, formando MARGINAIS, bandidos da pior espécie.

E agora, essa campanha do um laptop por aluno, incentivado pelo nosso governo, que vai gastar milhões para que todos nossos alunos sejam agraciados com esse pedaço de tecnologia, como se isso fosse a salvação da educação. Isso vai é aumentar o número de roubos entre eles, esperem só para ver.

Só que essa campanha não é privilégio nosso, pois existe uma fundação mundial que está apoiando essa causa. O objetivo é fornecer laptops movidos a energia solar para as crianças pobres do mundo...

Eu vi uma das imagens da campanha, uma menina negra, no meio do que deve ser o deserto africano, pobrezinha, paupérrima, mas com o tal do laptop na mão... Sei lá... pensei imediatamente num humor negro. Desculpem-me a minha sinceridade. É cômico, para não ser trágico...

Será que dar um laptop para uma criança nessas condições irá melhorar suas condições de vida? Sei lá, mas como sou paranóico e sempre tendo a ver segundas intenções e teorias da conspiração, acredito que a empresa que irá fabricar esses aparelhos irá faturar horrores, por conta de superfaturamento, pois essa campanha vai ter um alcance mundial. Portanto eu prevejo bolsos bem cheios nas calças desses empresários.

Em tempo: Por meio da tecnologia digital, colocaram até o John Lennon falando num dos vídeos da campanha... E de novo peço desculpas, pois para mim é um tremendo de um sacrilégio. Se quiserem ver o vídeo, cliquem aqui.
A campanha pode até ter boas intenções, mas me permito ser pessimista nesta... Não vejo resultado algum. Quer um exemplo? Hoje em dia, temos informação em tudo quanto é lugar, todos os nossos jovens são alertados quanto ao perigo das drogas e a gravidez na adolescência em qualquer tipo de mídia, seja impressa, televisiva ou virtual. Deveríamos ter então uma juventude bem mais consciente do que as gerações passadas? Certo? Ledo engano, fazem pior. A cada dia que passas, a comercialização das drogas aumenta assustadoramente entre os jovens, de qualquer classe, e muitas garotas entre 10 e 14 anos acabam tendo suas relações sexuais muito precocemente e a gravidez nessa faixa de idade também aumenta, ao lado da prostituição infantil.

A tecnologia, de qualquer tipo, é linda e vem para ajudar e colaborar, mas ela sozinha não irá resolver os problemas que existem nesse nosso mundo. É preciso uma ação puramente política.
(by A. J. Rosário - 31/12/2008)


5 comentários:

  1. Vamos agradecer pela vida e tudo que temos na vida. Tudo Mesmo! Até mesmo as dificuldades e adversidades que se apresentam, mais que nada mais são do que as grandes oportunidades de testarmos o quanto somos capazes.

    Ninguém pode avançar em direção ao novo se permanece obstruído, contaminado pelo velho e não se dá chance. Veja a mudança como um degrau a mais na escada que você sobe na vida.

    O Tempo não espera por ninguém.

    Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida.

    A responsabilidade perante a vida é individual e intransferível. Você pode e é capaz! Teste-se! Tenha coragem! Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte.

    Te amo, meu amigo querido!

    ResponderExcluir
  2. Cidão, assino embaixo! Não devemos ser pessimistas, mas muitas iniciativas como essa só servem mesmo para uma finalidade: encher os bolsos dos corruptos! É uma pena!

    Parabéns pelo ótimo artigo!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci: também achei sem propósito o uso da imagem do Lenon. Será que a Yoko autorizou isso, ou ela não tem mais poder de decisão sobre a imagem dele?

    ResponderExcluir
  4. Não vai adiantar nada, eu não gosto de Beatles.

    ResponderExcluir
  5. Du: Cocê como sempre impécável nas palavras!

    Juca: Que bom que você entendeu o meu ponto de vista. Não sou contra essa campanha, mas existem coisas muito mais profundas a serem realizadas.
    Sobre a imagem do Lennon, eu realmente não sei.

    Kazuya-kun: Você não sabe o que está perdendo. Obrigado pela visita!!!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google