quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Inclusão, uma palavra que me dá medo!

A onda agora não só aqui no Brasil, quanto no mundo é a inclusão digital, e vou aqui dar minha opinião. Não sei no resto do mundo, mas aqui em nosso país, essa palavrinha que, para muitos é mágica e vai resolver os problemas sociais, é a tremenda lorota que se propaga na boca de muitos. Sim, estou falando da palavra inclusão, e de qualquer tipo, seja social, digital, ou o raio que o parta.

Eu presencio coisas muito negativas na área da educação por conta dessa tal inclusão. Salas superlotadas, promoção automática, nível baixo de ensino, cotas para a universidade, etc, etc. Não é assim que os problemas sociais vão ser resolvidos. De que adianta dar escola para todos e não ter uma estrutura decente, ou colocar 20 computadores numa sala, sem ter profissionais de verdade em cada área? Eles esperam que o professor seja ao mesmo tempo, psicólogo, polícial, pai, mãe, instrutor de informática, psiquiatra, leão de chácara, carcereiro, ator, e professor, pasmém!!!

Com a legislação educacional que está ai, a escola hoje está sim, formando MARGINAIS, bandidos da pior espécie.

E agora, essa campanha do um laptop por aluno, incentivado pelo nosso governo, que vai gastar milhões para que todos nossos alunos sejam agraciados com esse pedaço de tecnologia, como se isso fosse a salvação da educação. Isso vai é aumentar o número de roubos entre eles, esperem só para ver.

Só que essa campanha não é privilégio nosso, pois existe uma fundação mundial que está apoiando essa causa. O objetivo é fornecer laptops movidos a energia solar para as crianças pobres do mundo...

Eu vi uma das imagens da campanha, uma menina negra, no meio do que deve ser o deserto africano, pobrezinha, paupérrima, mas com o tal do laptop na mão... Sei lá... pensei imediatamente num humor negro. Desculpem-me a minha sinceridade. É cômico, para não ser trágico...

Será que dar um laptop para uma criança nessas condições irá melhorar suas condições de vida? Sei lá, mas como sou paranóico e sempre tendo a ver segundas intenções e teorias da conspiração, acredito que a empresa que irá fabricar esses aparelhos irá faturar horrores, por conta de superfaturamento, pois essa campanha vai ter um alcance mundial. Portanto eu prevejo bolsos bem cheios nas calças desses empresários.

Em tempo: Por meio da tecnologia digital, colocaram até o John Lennon falando num dos vídeos da campanha... E de novo peço desculpas, pois para mim é um tremendo de um sacrilégio. Se quiserem ver o vídeo, cliquem aqui.
A campanha pode até ter boas intenções, mas me permito ser pessimista nesta... Não vejo resultado algum. Quer um exemplo? Hoje em dia, temos informação em tudo quanto é lugar, todos os nossos jovens são alertados quanto ao perigo das drogas e a gravidez na adolescência em qualquer tipo de mídia, seja impressa, televisiva ou virtual. Deveríamos ter então uma juventude bem mais consciente do que as gerações passadas? Certo? Ledo engano, fazem pior. A cada dia que passas, a comercialização das drogas aumenta assustadoramente entre os jovens, de qualquer classe, e muitas garotas entre 10 e 14 anos acabam tendo suas relações sexuais muito precocemente e a gravidez nessa faixa de idade também aumenta, ao lado da prostituição infantil.

A tecnologia, de qualquer tipo, é linda e vem para ajudar e colaborar, mas ela sozinha não irá resolver os problemas que existem nesse nosso mundo. É preciso uma ação puramente política.
(by A. J. Rosário - 31/12/2008)


Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google