Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quarta-feira, 13 de julho de 2016

O Rock morreu?

Á primeira vista sim! Num mundo onde a rebeldia e a atitude deram lugar a melancolia e o mimimi, o rock veio perdendo seu espaço dando lugar a um pop pobre com melodias e letras simples que cabem em qualquer outro estilo musical.

And i like it!

Hoje, 13 de julho, considera-se o dia Mundial do Rock devido a realização do "Festival Live Aid", em 1985, que foi organizado pelo músico e roqueiro Bob Geldof, acontecido na Inglaterra e nos Estados Unidos.

O objetivo era arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Foi desse festival que surgiu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia vários cantores do Britpop dos anos 80, tais como Sting(ex-Police), Boy George(Culture Club) e Simon LeBon (do Duran Duran), entre outros.

Em qualquer roda de amigos e simpatizantes, sempre vem a tona bandas e cantores com mais de trinta anos de atividade. O roqueiro é conservador! Nunca se fala de uma banda recente que se destaca ou não no mainstream. Mas quando uma banda antiga lança um trabalho novo, ela se destaca e sempre vira o centro das atenções. Veja o AC/DC, Red Hot Chilli Peppers, Rolling Stones, Metálica, Aerosmith, Bon Jovi, Raadiohead, Iron Maiden...

A cena rock sempre veio ao lado de movimentos importantes. O último grande movimento foi o de Seattle, de onde surgiu o Grunge no final dos anos 80, e de lá tivemos Nirvana, Mudhoney, Pearl Jam, Stone Temple Pilots entre outros, e podemos até colocar o Foo Fighters, já que seu fundador veio do Nirvana. Muitas delas ainda continuam, e nada de novo tem aparecido nessas duas décadas do século 21.

Falar que o Rock morreu não é novidade. Lá nos anos 60 também tinham essa fala, até que os Beatles e os Rolling Stones aconteceram. E nas décadas seguintes, o rock sempre  se reinventava, seja nos estilos derivados (metal, punk, hard rock...) e até mesmo na mistura com outros ritmos, tais como o funk ( o de verdade!), rap, reggae, ska..., mas atualmente parece não haver mais nada a fazer.

Do final dos anos 90 pra cá, sempre surge aquela banda que seria a salvação do rock, podemos citar Strokes, Darkness, Wolfmother, e recentemente Muse, Strypers, Halestorm, Lumineers, e muitas outras, mas a maioria dessas bandas nada traz de novo, elas bebem do rock setentista e oitentista.

Mas a questão é o Rock precisa ser salvo? Pelo que existe hoje no cenário musical creio que sim. As bandas que se dizem rock hoje em dia nada mais são do que bandinhas pop que se utilizam de uma linguagem pobre voltada aos jovens de hoje, que de rebeldes não tem nada, que não lutam por nada, que são melancólicos e fracos. Jovens que não tem pelo que lutar. Rock'n'Roll sempre foi atitude, coisa que não vemos na juventude contemporânea.

Mas ao mesmo tempo, o rock não precisa ser salvo, digamos que ele esteja hibernando, esperando o momento certo de ressurgir das cinzas no meio de tanto lixo que está sendo produzido e enfiado goela abaixo em todos nós. E além do mais, o rock nem sempre deu importância ao mainstream, sempre teve uma base de fãs fiéis e ainda possui uma mídia especializada de fazer inveja aos outros estilos toscos.

As bandas novas de rock pipocam a qualquer momento, é preciso ter paciência, um olhar crítico e um ouvido disposto a apreciá-las. Mas é claro que, na minha opinião, as antigas eram e sempre serão as melhores!



O meu coração enche de alegria e orgulho quando vejo adolescentes com camisetas de bandas antigas, algo que me dá a certeza de que o rock nunca vai morrer!

Portanto Feliz Dia do Rock galera!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google