quarta-feira, 20 de maio de 2020

Novidades no Chrome: Melhorias de privacidade e segurança

Google revela melhorias de privacidade e segurança que acontecerá no Chrome, tais como configurações de DNS no nível do navegador, melhorias nas extensões e muito mais estão a caminho.

fonte: Android Police
Não foi implementado no Google Chrome o nível extremo de bloqueio de rastreador/anúncio que vimos em outros navegadores da web nos últimos anos, mas tem dando pequenos passos. A Google propôs novos padrões da Web que tornariam a impressão digital e o rastreamento entre sites muito mais difíceis, e agora a empresa está anunciando alguns recursos no navegador que visam melhorar a privacidade e a segurança.

"Hoje começamos a lançar novas ferramentas e um redesenho das configurações de privacidade e segurança do Chrome na área de trabalho, para ajudar você a controlar sua segurança na web", revelou a Google em uma postagem no blog. A maioria das alterações é relativamente pequena, algumas configurações foram movidas para facilitar o acesso, agora você receberá alertas se a Navegação segura estiver desativada e assim por diante, mas há algumas adições substanciais.
Primeiro, o Chrome agora vai exibir um botão de extensões na barra de ferramentas o tempo todo, informando quais extensões têm acesso à página que você está vendo no momento. "É uma maneira elegante de arrumar sua barra de ferramentas", disse a Google, "e oferece mais controle sobre quais extensões de dados podem ser acessadas nos sites que você visita. Com essa adição, você ainda poderá fixar suas extensões favoritas na barra de ferramentas." A Google começou a experimentar essa alteração há um mês, e os desenvolvedores de extensões expressaram reclamações de que dificulta o acesso aos botões de ação da barra de ferramentas.

O modo de navegação anônima também está recebendo algumas atualizações. Os cookies de terceiros agora serão bloqueados por padrão nas sessões de navegação anônima, mas, no caso de quebra de páginas, você ainda poderá ativá-los clicando no novo ícone de olho na barra de endereço. A Google diz que as atualizações anônimas "serão implementadas gradualmente, começando nos sistemas operacionais de desktop e no Android".

A Google também está apresentando suporte ao DNS sobre HTTPS no Chrome, que funciona independentemente da configuração, se houver, do sistema operacional do host. Os servidores DNS são responsáveis ​​por conectar nomes de domínio (como google.com ou crazyseawolf.blogspot.com) aos respectivos endereços IP do servidor e, com DNS sobre HTTPS, as solicitações são criptografadas - resultando em uma experiência de navegação mais segura.

fonte: Android Police
O Firefox ativou o DNS-HTTPS por padrão no início deste ano, usando os servidores 1.1.1.1 do CloudFlare. A medida foi amplamente criticada por governos e ISPs, com a ISPA do Reino Unido nomeando a Mozilla como um 'vilão da Internet' por "ignorar as obrigações de filtragem e controle dos pais do Reino Unido, minando os padrões de segurança da Internet no Reino Unido. " A Mozilla acabou não implementando DNS sobre HTTPS no Reino Unido devido a reclamações de agências governamentais, mas o recurso foi totalmente implementado nos Estados Unidos e em outros países.

A implementação de DNS sobre HTTPS do Chrome provavelmente será muito menos controversa, pois o navegador usará o servidor DNS do seu sistema se ele suportar o protocolo atualizado, e isso significa que seu provedor de DNS/Internet existente continuará processando (e provavelmente armazenando) consultas de domínio. Você também pode definir um servidor personalizado, se desejar.

A Google diz que esses recursos começarão a ser lançados nas plataformas de desktop "nas próximas semanas".

fonte: Android Police, Google Blog, Chromium Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google