domingo, 31 de maio de 2020

Como automatizar tarefas chatas nas Planilhas Google

Mais uma postagem dedicada às Planilhas Google. Nesse caso aprenda como automatizar tarefas chatas e repetitivas simplesmente criando macros.

fonte: The Next Web


Se você trabalha regularmente com dados, mas não tem interesse, meios financeiros ou necessidade de uma plataforma sofisticada para o gerenciamento deles, não há necessidade de entrar em pânico. Como mostramos ao longo desta série de artigos, as boas e velhas Planilhas Google é capaz de muito mais do que você imagina.

No entanto, conhecer todas as fórmulas organizadas das Planilhas Google é uma coisa. Usá-lo em escala é outro. É aí que as macros entram.

Uma macro é uma sequência de instruções que podem ser repetidas ao mesmo tempo. As macros também existem no Planilhas Google, permitindo que você se registre executando uma série de tarefas.

Caso de uso de macros

Digamos que você tenha uma planilha contendo uma tabela de dados importada e agora deseje importar a mesma tabela, mas com números atualizados. A tabela original pode ter duas colunas: A e B. Você pode adicionar essas figuras, criando uma coluna C. Em seguida, você decide adicionar filtros aos cabeçalhos e classificar a planilha pela figura combinada na coluna C.

O problema é que, ao importar a nova tabela de dados, você substitui os dados anteriores da planilha, incluindo a coluna C. adicionada manualmente. Para impedir que isso aconteça, ou pelo menos impedir que você precise adicionar essa coluna manualmente novamente e ordenar a tabela, podemos usar uma macro.

Usando macros nas Planilhas Google

Funciona da seguinte maneira: Vá para o menu Ferramentas, selecione Macros e, em seguida, Gravar macro. A partir de agora, ele está gravando a sequência desejada de tarefas para então comeceçar a executá-las.

Quando terminar, clique em Salvar e dê um nome à sua macro. Da próxima vez, em vez de executar a sequência de tarefas manualmente, basta selecionar a macro no menu.

fonte: The Next Web
Você pode criar várias macros no mesmo documento do Planilhas Google para automatizar tarefas repetitivas e chatas. Então, o que você está esperando? De volta ao trabalho, seu mago da produtividade!

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google