fonte: The Next Web |
Se você trabalha regularmente com dados, mas não tem interesse, meios financeiros ou necessidade de uma plataforma sofisticada para o gerenciamento deles, não há necessidade de entrar em pânico. Como mostramos ao longo desta série de artigos, as boas e velhas Planilhas Google é capaz de muito mais do que você imagina.
No entanto, conhecer todas as fórmulas organizadas das Planilhas Google é uma coisa. Usá-lo em escala é outro. É aí que as macros entram.
Uma macro é uma sequência de instruções que podem ser repetidas ao mesmo tempo. As macros também existem no Planilhas Google, permitindo que você se registre executando uma série de tarefas.
Caso de uso de macros
Digamos que você tenha uma planilha contendo uma tabela de dados importada e agora deseje importar a mesma tabela, mas com números atualizados. A tabela original pode ter duas colunas: A e B. Você pode adicionar essas figuras, criando uma coluna C. Em seguida, você decide adicionar filtros aos cabeçalhos e classificar a planilha pela figura combinada na coluna C.
O problema é que, ao importar a nova tabela de dados, você substitui os dados anteriores da planilha, incluindo a coluna C. adicionada manualmente. Para impedir que isso aconteça, ou pelo menos impedir que você precise adicionar essa coluna manualmente novamente e ordenar a tabela, podemos usar uma macro.
Usando macros nas Planilhas Google
Funciona da seguinte maneira: Vá para o menu Ferramentas, selecione Macros e, em seguida, Gravar macro. A partir de agora, ele está gravando a sequência desejada de tarefas para então comeceçar a executá-las.
Quando terminar, clique em Salvar e dê um nome à sua macro. Da próxima vez, em vez de executar a sequência de tarefas manualmente, basta selecionar a macro no menu.
fonte: The Next Web |
fonte: The Next Web