domingo, 10 de maio de 2020

Como criar uma lista de tarefas simples usando as Planilhas Google

Nesta série estamos mostrando como as planilhas são essenciais. Nesta postagem aprenda como criar uma lista de tarefas simples com as Planilhas Google.

fonte: The Next Web


Anteriormente, mostramos como acompanhar seu portfólio de ações e como gerenciar seu orçamento pessoal com o Planilhas Google. Hoje, estamos mostrar como gerenciar suas tarefas (pessoais e/ou profissionais) por meio de uma lista simples de tarefas, criada com as Planilhas Google! No final deste artigo, vinculamos o modelo com base nas instruções que iremos fornecer.

fonte: The Next Web
Preparando a planilha

Crie um novo documento do Planilhas Google. Agora, adicione os seguintes cabeçalhos respectivamente a A1, B1 e C1: "Data de vencimento (Due date)", "Tarefa (Task)", "Concluído? (Done?)".

Para garantir que a linha do cabeçalho seja fixa e não desapareça, independentemente da extensão da sua lista de tarefas, selecione a primeira linha inteira clicando no '1' à esquerda, vá ao item de menu Ver, Congelar e selecione 1 linha.

Caixas de seleção e formatação condicional

Precisaremos apenas de dois recursos internos do Planilhas Google para fazer isso funcionar. Primeiro, precisamos de caixas de seleção para adicionar uma marca de seleção às tarefas que foram concluídas. Para adicionar uma caixa de seleção à célula C2, selecione C2 e vá para o item de menu Inserir e, em seguida, Inserir caixa de seleção. Quando você clica na caixa de seleção em C2, a caixa está marcada. Clique mais uma vez e a marca de seleção desaparece novamente.

Para garantir que toda a coluna C seja preenchida com caixas de seleção, basta selecionar C2 e arraste a caixa azul no canto inferior direito da célula até o fim.

Agora, uma caixa de seleção por si só não tem muita utilidade. Idealmente, ela está vinculado a uma determinada tarefa, e o estilo da tarefa e da caixa de seleção deve mudar com base se a caixa está marcada ou não. Para isso, as Planilhas Google tem uma função bacana chamada Formatação condicional.

Vamos usar isso primeiro para garantir que uma tarefa seja marcada quando a caixa de seleção ao lado estiver marcada e, assim, concluída. Selecione a coluna B inteira clicando no B em cima dela. Agora vá para o item de menu Formatar e, em seguida, Formatação condicional. Uma ferramenta da barra lateral é exibida.

Clique em + Adicionar outra regra. Altere a parte Aplicar ao intervalo para B2:B1000, para garantir que o cabeçalho em B1 não seja influenciado. Além disso, selecione Fórmula personalizada em Formatar células se…. Na caixa abaixo, preencha '= C2:C =TRUE'.

Agora, em Estilo do formato, selecione preto como cor do texto, branco como cor do plano de fundo, clique no símbolo marcado e clique no botão Concluído. Agora, sempre que uma caixa de seleção estiver marcada (TRUE), o texto da tarefa será marcado. Caso contrário (não marcado, portanto FALSE), não será.

Agora, deixe a marca de seleção verde, para que fique um pouco mais claro quando uma tarefa for concluída. Selecione a coluna C e vá para Formatar, Formatação condicional, + Adicionar outra regra novamente. Altere o intervalo para C2:C1000, adicione ‘= C2:C=TRUE 'como a fórmula personalizada, selecione a cor do plano de fundo em branco e a cor do texto em verde à sua escolha. Clique em Concluído. Agora a marca de seleção ficará verde quando selecionada.

Por fim, verifique se uma caixa de seleção aparece apenas e uma marca de seleção só pode ficar verde se uma tarefa for realmente preenchida. Novamente, selecione a coluna C, Formato, Formatação condicional, + Adicionar outra regra. Altere o intervalo para C2:C1000, adicione '=ISBLANK(B2: B)' como a fórmula personalizada, selecione a cor de fundo branca e o texto com a cor cinza mais clara. Clique em Concluído.

Modelo


Se tudo isso ainda parecer esmagador, fique à vontade para dar uma olhada neste modelo criado e fazer uma cópia da planilha (Arquivo > Fazer uma cópia) para começar a usá-lo.

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google