quarta-feira, 27 de maio de 2020

Google lança o aplicativo Action Blocks

A Google lança o aplicativo Action Blocks que permite criar widgets para tarefas frequentemente usadas do Assistente. O aplicativo de acessibilidade pode ser útil para quem usa o Assistente extensivamente.

fonte: Android Police
A Google está sempre trabalhando para tornar o Android o mais inclusivo possível, atualizando apenas recentemente recursos como o Live Transcribe e o Amplificador de som. Além de anunciar as melhorias nessas funções de acessibilidade, a empresa também compartilhou que está lançando um novo aplicativo chamado Action Blocks. O aplicativo é direcionado a pessoas com deficiência cognitiva, mas certamente parece que pode ser útil para qualquer pessoa. Permite criar ações de toque único para o Google Assistente na forma de widgets, em vez de repeti-las várias vezes.

fonte: Android Police
Você precisa concordar em compartilhar os dados de uso com a Google antes de iniciar o aplicativo, mas depois disso, você pode criar seu primeiro Action Block. Alguns exemplos comuns, como fazer chamadas telefônicas e de vídeo, enviar textos, definir alarmes ou reproduzir vídeos e músicas, são destacados, mas você pode criar um Block com base em qualquer comando do Assistente que possa imaginar. A escolha de uma das sugestões levará você para outra tela, perguntando o que o Action Block deve fazer. Para mim, a recomendação de ligação telefônica foi preenchida com "Ligar para mãe", mas também existem sugestões para outros contatos genéricos que você pode querer ligar.

Quando estiver satisfeito com a ação que você criou, você pode testá-la e, em seguida, criar um widget com um ícone ou imagem personalizada da sua câmera ou biblioteca. Repita isso para mais algumas ações, e você pode preencher uma das telas do seu iniciador com widgets, fazendo com que pareça um pouquinho pequenino como uma interface do Windows Phone.

Fluxo de trabalho de criação do Action Block, fonte: Android Police
Embora o recurso seja voltado para pessoas com deficiência, certamente podemos ver como ele poderia ser útil para outros também. Um comando de apagar as luzes na forma de um widget parece mais conveniente do que ir para o aplicativo Home ou dizer: "Ei, Google, apague as luzes" todas as noites. Provavelmente seria possível introduzir esses widgets como parte do aplicativo Home ou da Google, mas a acessibilidade é o foco principal, não é a pior ideia terceirizar o recurso em seu próprio aplicativo fácil de usar. Isso também impede que esses aplicativos se tornem ainda mais inchados do que já são.


Esquerda: Ícones para escolher. Meio: Como adicionar widgets. Direita: Problemas de dimensionamento, fonte: Android Police
Como o aplicativo é destinado a pessoas com deficiência cognitiva, podemos ver espaço para melhorias substanciais. Adicionar widgets arrastando e soltando (ou mesmo automaticamente) pode ser demais para lidar com alguns dos prejudicados, portanto eles provavelmente precisarão de alguém para ajudá-los a configurá-los. Também não ajuda o fato de os widgets serem dimensionados de maneira extremamente estranha e cortar ícones - você pode ter problemas para reconhecer os fones de ouvido ou a lâmpada na imagem acima quando não sabe o que está vendo, o que não é bom. experiência do usuário para qualquer pessoa.

Você pode baixar o Action Blocks na Play Store ou no APK Mirror - você receberá atualizações automáticas, independentemente da rota que escolher. É funcional no Android 5.0 e superior.

fonte: Android Police via Google (1)(2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google