As legendas ao vivo estão chegando ao Google Chrome enquanto que o sinalizador já está aparecendo no Canary. Infelizmente acaba travando o navegador...
|
fonte: Android Police |
A história até aqui: O Live Caption ou Legendas ao vivo, foi introduzido pela primeira vez durante a Google I/O 2019 como exclusivo do Pixel 4, é uma adição revolucionária ao conjunto de recursos de acessibilidade integrados ao Android 10. O uso do Live Caption permite que pessoas com surdez ou outras deficiências auditivas sigam adiante com conteúdo de vídeo, enquanto o Android gera legendas em tempo real. Parece que o recurso pode estar se preparando para dar o salto de smartphones para computadores, enquanto o trabalho está em andamento para levar o recurso ao Chrome, de acordo com um novo código comprometido com o Chromium Gerrit.
De acordo com a confirmação, a SODA (API de fala no dispositivo) é um componente crucial do trabalho da equipe do Chrome. Esse modelo leve, que é armazenado inteiramente no dispositivo, permite observar o processamento do idioma, como acontece em tempo real, trabalhando para reunir exatamente o que você está tentando dizer.
|
fonte: Android Police |
Embora o recurso tenha sido lançado inicialmente como um exclusivo do Pixel 4, ele também rapidamente chegou ao Pixel 3 e 3a. Neste momento, é seguro dizer que o Google tem planos de expandir a Live Caption, pois essa notícia vem logo após o recente anúncio de que o Galaxy S20 seria o primeiro dispositivo que não é Pixel a suportar a Live Caption.
Considerando que o navegador Chrome do Google é um dos produtos mais usados, a adição de um sistema de legendas independente da fonte seria inestimável não apenas para usuários que dependem de serviços de acessibilidade, mas também para milhões que usam o navegador Chrome. No entanto, esse recurso parece ainda estar nos estágios iniciais de desenvolvimento, portanto, podemos esperar um pouco antes de tentarmos fazer isso sozinhos.
Fim da história.
E nesta semana, o Live Caption finalmente apareceu na versão mais recente do Chrome Canary. Ele está oculto por trás de um sinalizador e de uma alternância de configurações no momento, e por um bom motivo: sempre que se tenta reproduzir um vídeo para testar o recurso, o navegador pensava nele por alguns instantes antes de bater mais forte do que o mercado de ações durante a COVID- 19.
|
fonte: Android Police |
Ainda assim, está sendo feito um progresso claro à medida que a equipe do Chrome continua trabalhando para trazer a acessibilidade aprimorada das legendas ao vivo para as massas. Esperamos que ele chegue ao canal Stable mais cedo ou mais tarde.
|
fonte: Android Police |
fonte:
Android Police via Chromium
(1),
(2),
Techdows, Chrome Unboxed ,
9to5 Google