fonte: The Next Web |
Acompanhar seus investimentos muitas vezes não requer um aplicativo sofisticado do gênero, dependendo da situação, as planilhas Google fazem muito bem esse serviço graças a uma função chamada de GOOGLEFINANCE, que permite monitorar o status de uma ação e os movimentos históricos em tempo real. Tudo o que você precisa é o símbolo de cotação de uma ação, uma combinação de letras e números que representam uma ação específica. Você pode encontrar o código pesquisando no Google o nome da empresa, complementado por “preço das ações”, por exemplo, “preço das ações da Apple”. Sob o nome da empresa, você encontrará o símbolo. Certifique-se de remover os espaços vazios.
Vamos examinar algumas das fórmulas básicas necessárias para criar um simples rastreador de portfólio de ações nas Planilhas.
Para reunir o preço atual das ações de uma empresa de capital aberto, basta digitar o seguinte:
=GOOGLEFINANCE("AAPL")
AAPL é o símbolo da Apple. Altere essa parte para o código da empresa que você está rastreando.
Para reunir a porcentagem atual de alteração de preço de um estoque, insira o seguinte:
=GOOGLEFINANCE("AAPL","changepct")/100
Por fim, você pode exibir um pequeno gráfico de linhas, em uma célula, visualizando o movimento histórico de preços de uma ação. Você precisará de uma fórmula adicional do Planilhas Google chamada sparkline.
=SPARKLINE(GOOGLEFINANCE("AAPL","price",TODAY()-365,TODAY(),"daily"),{“charttype”,”line”;”linewidth”,1;”color”,”#5f88cc”})
Alguns dos parâmetros que você pode alterar para influenciar o que é exibido aqui dizem respeito ao símbolo, a data de início dos dados que precisam ser exibidos (neste caso, 365 dias atrás), o intervalo (neste caso, diariamente), o formato do gráfico ( nesse caso, um gráfico de linhas), a espessura da linha e a cor da linha. Para todas as opções, consulte a página de suporte do sparkline da Google .
Para criar um pequeno painel agradável, tudo o que você precisa é de algumas funções básicas das Planilhas Google, como referências a células, multiplicação e subtração. Além disso, você pode adicionar cores a determinadas colunas. Por exemplo, você pode usar a formatação condicional para garantir que uma alteração percentual positiva no preço das ações obtenha um fundo de célula verde e um negativo em um fundo vermelho.
A planilha abaixo foi criada pelo autor original do artigo, Yaron Yitzhak. É um simples rastreador de portfólio de ações nas Planilhas Google com as funções mencionadas acima. Veja uma prévia abaixo. Sinta-se à vontade para seguir o link, fazer uma cópia da planilha (Arquivo > Fazer uma cópia) e começar a brincar .
fonte: The Next Web |
fonte: The Next Web