quarta-feira, 29 de maio de 2019

Novidades no Chrome para Android: Grupo de guias estão ativos

Já faz algum tempo que a equipe do Chrome estava trabalhando em grupos de guias. O recurso apareceu pela primeira vez no Canary na área de trabalho, mas agora chegou ao Android, também no canal do Canary.

Está escondido atrás de um código, e funcionava  mais ou menos, mas recebeu agora uma melhoria.

fonte: Android Police
O código do "Grupos de tags" (encontrado na URL chrome://flags/#enable-tab-groups) permite ativar os grupos. Antes, a única maneira de acioná-los é abrir uma nova guia e tocar e segurar qualquer ícone nos sites recomendados. Você verá a opção "Abrir em nova guia no grupo". Um novo menu inferior apareceria, e é aí que residem as guias pertencentes a esse grupo. Você podia alternar entre eles, abrir uma nova guia e expandir o menu para exibir miniaturas de guias e fechá-las.

Esquerda: abrindo em um novo grupo de abas. Direita: alternar entre as guias de um grupo, fonte: Android Police
O recurso estava inacabado. Quando se acessava o alternador de guias comum, o grupo era representado apenas pela última guia exibida. Não havia uma pilha de cards, por exemplo, para mostrar que este é um grupo e ficar muito confuso. Mas algumas melhorias apareceram...

Com a versão mais recente do Chrome Canary v75.0.3748 (APK Mirror), os grupos de guias receberam alguns aprimoramentos. Primeiro, há um novo botão para criar um grupo no layout da guia de grade. Então, em vez de ter que passar por um link na home page para fazer isso, agora você pode iniciar facilmente um grupo a partir do switcher. Em segundo lugar, um grupo de guias é representado por uma grade de mini miniaturas e o número de guias internas é claro.

À esquerda: crie um grupo no alternador de guias. À direita: os grupos de guias mostram miniaturas de miniaturas agora, fonte: Android Police
Você pode deslizar qualquer uma das guias ou grupos para fora (da esquerda para a direita) no alternador. Esse recurso estava ausente quando o layout da grade foi introduzido. Tocar no pequeno botão de fechamento foi certamente mais irritante do que um simples toque.

Assim como o layout da guia de grade, esse novo recurso de agrupamento de guias foi transferido de Canary para Dev, Beta e está sendo exibido para alguns usuários no Chrome Stable v74. Se você não tem, mas ainda gostaria de experimentá-lo, o código também está disponível para que você possa ativá-lo manualmente.

Agora um novo código apareceu no Chrome (atualmente no Dev v76 e no Canary v76, mas não no Beta v75 ou Stable v74) para melhorias na interface do usuário do grupo de guias. Ele pode ser ativado em chrome://flags/#enable-tab-groups-ui-improvements. Reinicie o seu navegador duas vezes, e você notará uma mudança bem-vinda na maneira como os grupos de guias são manipulados. Ao tocar em um grupo a partir do alternador de guias, você agora obtém um grande pop-up com miniaturas de todas as guias incluídas, permitindo escolher para qual delas ir imediatamente. Se o código estiver definido como padrão ou desativado, tocar no grupo abrirá a última guia visualizada, sem dar a você a opção de antemão.

À esquerda: melhorias do código na interface do usuário de grupos de guias. Direita: Pop-up para escolher em qual guia ir em um grupo, fonte: Android Police

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google