Pesquisa personalizada

segunda-feira, 15 de maio de 2017

O MP3 está oficialmente morto (ATUALIZADO)





Se você cresceu nos anos 90 e no início dos anos 2000, provavelmente ainda se lembra de baixar arquivos MP3 para construir sua coleção de músicas e gravar até 10 vezes mais discos em discos de áudio do que você poderia fazer com faixas de CD tradicionais.

fonte: The next Web

Eu mesmo tenho um HD externo de 500GB lotado de álbuns das minhas bandas preferidas, baixadas a partir do Napster, Kazaa, Soulseek desde 2000 e até mesmo fazendo uma busca no Google usando palavras chaves como ensinei neste artigo de 2008. Mas tudo chega a um fim...

O Fraunhofer Institute for Integrated Circuits (Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados), a agência alemã que inventou o formato de áudio e licenciou algumas patentes para ele, anunciou oficialmente o fim do seu programa de licenciamento.

Em um comunicado, o instituto alemão observou que embora o MP3 ainda seja popular entre alguns consumidores, os formatos mais recentes como AAC "podem oferecer mais recursos e uma qualidade de áudio mais alta em taxas de bits muito menores." E não está errado, esses novos formatos são realmente melhores para o streaming pois transportam muito mais informações do que o MP3.

Mas isso não significa que MP3s armazenados no seu disco rígido vão parar de funcionar, só não espere ver novos dispositivos dando suporte para o formato daqui em diante. Os players virtuais de música instalados em seus dispositivos ainda vão continuar a reproduzir esse formato que moldou uma geração.

Adeus, querido MP3, e obrigado pelas memórias que continuam armazenadas em meu HD.

fonte: The Next Web

ATUALIZAÇÃO 16/05

Na verdade o formato não morreu. O Fraunhofer Institute apenas encerrou o programa de licenciamento. As empresas que produziam players para o formato tinha que pagar royalties para os donos das licenças. Como as patentes se encerram agora em 2017, qualquer empresa agora pode produzir dispositivos com suporte ao mp3 sem pagar os royalties.


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.