Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

terça-feira, 2 de maio de 2017

Facebook revela que cresce o número de pedidos do governo pelos dados de seus usuários

O Facebook diz que os pedidos do governo pelas informações de seus usuários estão em ascensão, em contrapartida, diminuiu o fechamento de conteúdos.

fonte: The Next Web
A empresa lançou semana passada, o seu Global Government Requests Report, algo como Relatório de Pedidos Governamentais Globais, que mostra o número de pedidos de funcionários do Governo fizeram ao Facebook para os dados do usuário. O relatório também inclui o número de itens restritos ou removidos por violar as leis locais. Algo bem similar ao relatório da transparência do Twitter liberado neste ano.

No total, o Facebook recebeu 64.279 pedidos de dados, um aumento de nove por cento do primeiro semestre de 2016. 26.104 desses pedidos vêm dos EUA, e o Facebook cumpriu cerca de 83 por cento do tempo.

A idéia de que os funcionários estão pedindo e obtendo mais acesso às suas informações pode soar assustador, e Facebook observa que, em metade dos casos, foi obrigado por um acordo de não-divulgação para não informar o usuário que a sua informação foi solicitada. O Facebook insiste, no entanto, que ele vicia todos os pedidos, principalmente para ajudar o sistema de justiça criminal:

"A grande maioria desses pedidos está relacionada a processos criminais, tais como roubos ou seqüestros. Em muitos desses casos, o governo está solicitando informações básicas do assinante, tais como nome e duração do serviço. As solicitações também podem pedir registros de endereço IP ou conteúdo da conta."

Considerando que a polícia provou que pode pegar supostos assassinos com a ajuda do Facebook, podemos pensar que seja  um sinal positivo, mas o Facebook queixa-se das excessivas garantias do governo e da falta de ferramentas para desafiar suficientemente os "mandados de busca defeituosos". E também não revela o número exato de pedidos não relacionados com a investigação criminal.

Facebook diz que, enquanto pedidos dos funcionários do governo aumentaram, a restrição de conteúdo diminuiu. A empresa recebeu 9.663 pedidos de restrição no primeiro semestre de 2016, e 6.944 no segundo semestre.

É importante notar que o Facebook acha que esses números estão distorcidos pois recebeu uma série de pedidos para retirar uma única foto relacionada com os ataques terroristas no Bataclan, em Paris, que ao mesmo tempo afetaram seus dois últimos relatórios. Assim, os números não são realmente reflexo de uma diminuição global na restrição de conteúdo, mas apenas a falta de um único catalisador externo.

Uma coisa é certa, enquanto esses pedidos forem para resoluções de crimes de qualquer espécie, nada tenho a declarar, mas no momento em que políticos forçam as redes sociais para obter os dados de usuários, como aconteceu no Brasil, a coisa é preocupante.

Um detalhe, são políticos de um certo partido de cor azul com símbolo de uma ave tropical brasileira que NUNCA são investigados pela nossa justiça, Eles sempre estão acima da lei!

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google