Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quarta-feira, 17 de maio de 2017

4 razões pelas quais você deve criar conteúdos longos em seu blog

Este artigo vai contra tudo que se tem dito atualmente sobre o tamanho de um texto. Dizem que uma postagem muito longa é cansativa para o leitor de hoje e que ele desiste de ler assim que vê o tamanho do texto.

fonte: The Next Web
Bem, de acordo com este artigo, se você quiser receber um tráfego orgânico em seu blog, é necessário que você crie conteúdos longos porque essa é uma das técnicas comprovadas para aumentar o tráfego orgânico, compartilhamentos em redes sociais, e o engajamento do leitor. Conteúdos longos (long-form content) são aqueles que contém mais de 1200 palavras!

No entanto, a contagem média de palavras para conteúdos longos aumentou de três mil para 10 mil palavras. Sim, isso é muito conteúdo. E é o que funciona, duas postagens com mais de três mil palavras cada já começa a dar um resultado sério. Os benefícios comprovados da criação de conteúdos longos em seu blog são os seguintes:

1 - O ranking do blog fica excepcionalmente bem!

A Google declarou claramente em seu blog que ele ajuda seus usuários a encontrar artigos em profundidade e você não pode ignorar isso. De acordo com um estudo do HubSpot em 2015, artigos com uma contagem de palavras entre 2250 e 2500 recebem mais tráfego orgânico.

fonte: The Next Web
Gráfico da Contagem de Palavras vs Tráfego Orgânico Médio,
quanto maior o número de palavras em uma postagem, maior as visitas.

E as coisas não mudaram muito. Não apenas esse conteúdo longo ajudam numa classificação alta nos resultados de mecanismos de pesquisa, como também ajuda a impulsionar o tráfego mais orgânico do que os seus concorrentes. E mesmo que não adquira backlinks para o seu artigo longo, a classificação vem naturalmente em uma competição menor de palavras-chaves.

2 - Ganha mais backlinks

O mesmo estudo do HubSpot revelou também que postagens com mais de 2500 palavras ganham naturalmente a maioria dos backlinks conforme gráfico abaixo:

fonte: The Next Web 
Gráfico da Contagem de Palavras vs Domínios Vinculados Médios,
quanto maior o número de palavras em uma postagem maior o número de backlinks!

Já um outro estudo, feito pelo Moz, mostrou resultados semelhantes. Artigos com mais palavras adquirem mais backlinks:

fonte: The Next Web
Mesma relação entre a Contagem de Palavras e os Links!
Sim, você não tem que fazer muito em termos de aquisição dos backlinks. Isto é porque se seus artigos entregam o valor excepcional e o seu conteúdo é melhor do que qualquer outro que há por aí e os usuários farão o link..

O blogueiro Brian Dean usou um artigo longo para gerar diversos backlinks em sua postagem que dobrou o tráfego do seu blog em 14 dias. Os domínios referentes que ligam à postagem do blog aumentaram em duas semanas:

fonte: The Next Web
Aumento dos backlinks
A idéia é chegar a influenciadores e outros blogueiros que escrevem sobre temas semelhantes e mostrar-lhes o seu artigo longo. Diga-lhes por que seu artigo é melhor. Se for valioso, eles vão fazer o link sem você tenha que pedir para eles.

3 - Vai ser compartilhado

Artigos longos são amados pelos leitores e assim eles compartilham mais do que conteúdo curtos. O BuzzSumo analisou 100 milhões de artigos e descobriu que o conteúdo longo obtém mais compartilhamento nas redes sociais em comparação com a sua contraparte.

fonte: The Next Web
Média de compartilhamento pelo tamanho do conteúdo,
quanto maior o número de palavras, maior o número de compartilhamentos!

De acordo com Quick Sprout, postagens com mais de 1500 palavras recebem 68% mais"tweets" e 22% mais "likes" do Facebook.

Uma postagem do blogueiro Josue Valles tem mais de 4000 compartilhamentos. Adivinha quantas palavras o artigo tem? Ele tem cerca de 10000 palavras.

Se você está criando conteúdo que é o melhor na indústria, os leitores irão compartilhar. Você só tem que impressioná-los e a coisa prossegue naturalmente.

4 - Aumenta o envolvimento do usuário

Publicações longas e detalhadas do blog têm a habilidade incrível de manter seus leitores engajados ou envolvidos. Eles passam o tempo lendo artigos levando a um aumento no tempo médio gasto no site.

De acordo com um estudo da Pew, artigos com a contagem de palavras mais elevada aumentam o engajamento do usuário em celulares. O estudo descobriu que o tempo médio contratado para artigos aumenta à medida que a contagem de palavras aumenta. Os artigos com 1000 a 4999 palavras tiveram um tempo médio envolvido de 116 segundos, enquanto os artigos com 5000 ou mais palavras tiveram uma média de 270 segundos.

Ou seja, continue adicionando palavras se você pretende aumentar o envolvimento do usuário. E não é nenhuma surpresa. Se o conteúdo é bem escrito e detalhado, o público vai continuar lendo. Isto é o que os mantém viciados e engajados.

Conclusão

O conteúdo longo nunca irá te decepcionará em termos de classificação, tráfego orgânico, aquisição de backlinks, participação do usuário e ações sociais. Você apenas tem que dar o seu melhor.

A idéia não é "encher lingüiça" apenas para obter o número de palavras. Você não pode escrever 1500 palavras em cada tópico. E sim, manter natural e interessante. Não tente alcançar essa marca de 1200 palavras ou 1500 palavras. Não é assim que vai funcionar.

Escreva naturalmente. Faça sua lição de casa. Se você tem bastante material, use e abuse dele. Se não tem material suficiente, mude de assunto ou escreva uma postagem curta. Não force!

fonte: The Next Web

Minhas considerações finais

O texto foi escrito para uma realidade não condizente com a nossa. Infelizmente no Brasil, o hábito da leitura é baixo pois para uma maioria ler dói aos olhos. Aqui, quanto maior o texto, menos tempo o leitor fica e a taxa de rejeição aumenta. Mas eu continuo nessa saga inglória da escrita, errando ou acertando, pois é algo que gosto e tenho prazer de fazer. 😉

2 comentários:

  1. Que se diga que isso não vale para textão de facebosta. ;-)

    Mas é bom escrever textos compridos. Pode não atrair muita gente mas... nós não escrevemos para qualquer um. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no brasil textos longos não funcionam porque brasileiro não gosta de ler e dói aos olhos.

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google