Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quarta-feira, 6 de julho de 2016

10 diretrizes impostas pela Paramount caso você queira fazer um fan film de Star Trek

Uma franquia da TV e do cinema que é milionária e que possui fãs fieis de carteirinha é Star Trek (ou Jornadas nas Estrelas, batizada aqui no Brasil). E como toda obra aceita e venerada pelo público, gera produtos feitos por fãs, sem nenhum interesse e sim, pelo prazer e amor à obra.

Nesses mais de 50 anos, Star Trek gerou 5 séries de TV (uma nova série está prometida para o ano que vem), 1 série animada, 12 filmes (o 13º filme estréia neste ano), e muitos livros, quadrinhos e jogos baseados na franquia. A margem disso tudo, existiam os fan films, ou filmes feitos por fãs, além de outras produções, que o estúdio detentor dos direitos, a Paramount, nunca parecia se importar... Até agora.

fonte: MemeGenerator
Por causa de um curta metragem de 21 minutos exibido na San Diego Comic Con, em 2014, os todos poderosos da CBS e da Paramount começaram a abrir os olhos para essas produções sem fins lucrativos mas que arrecadam muita grana no Kickstarter. E entraram em peso na justiça alegando uso indevido de copyright e coisas do tipo.

E eis que no mês passado, a Paramount soltou uma lista de regras para quem quiser fazer um fan film, que não bem recebida entre os fãs, e eles já estão preparando um boicote ao novo filme e também não vão assistir a nova série. Acho isso uma besteira, pois apesar de ser fã de Star Trek, tenho a consciência de que o produto TEM um dono e que ele pode impor certas regras para manter a integridade., mas também sei que sem os fãs, qualquer projeto não decola.

Leiam abaixo as 10 diretrizes criadas pela Paramount para quem quiser fazer um fan film e evitar problemas na justiça:

1 - O fan film deve ter uma duração inferior a 15 minutos para uma única história auto-suficiente, ou não mais do que 2 segmentos, episódios ou partes, que não pode exceder 30 minutos no total, sem temporadas, episódios, peças, seqüências ou remakes adicionais.
2 - O título do fan film ou quaisquer partes não podem incluir o nome Star Trek. No entanto, o título deve conter uma legenda com a frase "Star Trek: "A STAR TREK FAN PRODUCTION" no subtítulo. O fan film não pode usar o termo "oficial", quer na seu título ou subtítulo ou em qualquer marketing, promoções ou mídia social para esse tipo de produção.
3 - O conteúdo do fan film deve ser original, e não reproduções, recriações ou clips de qualquer produção de Star Trek. Se não-Star Trek conteúdo de terceiros é usado, todas as permissões necessárias para qualquer conteúdo de terceiros deve ser obtido por escrito.
4 - Se a produção dos fãs for usar uniformes de Star Trek, acessórios, brinquedos e adereços comercialmente disponíveis, esses itens devem ser da merchandise oficial e não itens piratas ou imitações de tais produtos disponíveis no mercado.
5 - O fan film deve ser uma verdadeira produção de "fã", ou seja, os criadores, atores e todos os outros participantes devem ser amadores e não pode ser pagos por seus serviços, e não podem ser empregados atuais ou anteriores em qualquer série ou filme de Star Trek, na produção de DVDs ou com qualquer um dos licenciados da CBS ou da Paramount Pictures.
6 - A produção do fan film não deve ser comercial:
- A CBS e a Paramount Pictures não se opõe a captação de recursos limitados para a criação de um fan fillm, seja 1 ou 2 segmentos e coerente com estas orientações, desde que a quantidade total não exceda os US$ 50.000, incluindo todas as taxas de plataforma, e quando a meta de US$ 50.000 for atingida, toda angariação de fundos deve cessar.
- O fan film só deve ser exibido ou distribuído em uma base não-carga e/ou compartilhado via serviços de streaming sem gerar receita.
- O fan film não pode ser distribuído em formato físico como DVD ou Blu-ray.
- O fan film não pode ser usado para obter as receitas de publicidade incluindo, mas não se limitando a, através por exemplo, da utilização de pré ou pós rolo de publicidade, dos cliques em banners de anúncios, aos quais estão associados com a produção dos fãs.
- Nenhum merchandise não licenciado relacionado com Star Trek ou produção relacionado ao fã ou serviços podem ser oferecidos para venda ou dadas como prêmios, benefícios ou recompensas ou em conexão com a captação de recursos da produção de fãs.
- A produção do fan film não pode obter receita com a venda ou licenciamento de  conjuntos, adereços ou fantasias criadas pelos fãs da produção.
7 - O fan film deve ser familiar e adequado para apresentação pública. Os vídeos não devem incluir palavrões, nudez, obscenidade, pornografia, representações de drogas, álcool, tabaco, ou qualquer atividade nociva ou ilegal, ou qualquer material que seja ofensivo, fraudulento, difamatório, depreciativo, sexualmente explícito, ameaçador, odioso, ou qualquer outro conteúdo impróprio. O conteúdo da produção do fan film não pode violar o direito de privacidade de qualquer indivíduo.
8 - A produção dos fãs deve apresentar o seguinte aviso nos créditos na tela do fan film e em qualquer material de marketing, incluindo o site ou a página que hospeda o fan film:
"Star Trek e todas as marcas relacionadas, logotipos e personagens são de propriedade exclusiva da CBS Studios Inc. Este faan film não é recomendado, patrocinado, nem afiliado à CBS, Paramount Pictures, ou qualquer outra franquia Star Trek, e é um filme feito sem leque comercial e destina-se para uso recreativo. Nenhuma exposição ou distribuição comercial é permitida. Nenhum direitos independentes alegados serão alegados contra a CBS ou a Paramount Pictures ".
9 - Os criadores de fanfilms não devem buscar o registro das suas obras, nem quaisquer elementos delas, sob direitos autorais ou direito de marcas(Copyright).
10 - Os fan films não podem criar nem implicar qualquer associação ou endosso por parte da CBS ou Paramount Pictures.
E por fim, a CBS e a Paramount Pictures se reservam no direito de rever, revogar e/ou retirar essas diretrizes a qualquer momento ao seu próprio critério. Cabe lembrar que essas diretrizes não são uma licença e não constitui uma aprovação ou autorização das eventuais produções de fãs ou de uma renúncia a quaisquer direitos que a CBS ou Paramount Pictures pode ter com relação a uma fan fiction criado fora destas diretrizes.
Diretrizes traduzidas livremente do site StarTrek.com

É uma pena. O fan film que mencionei antes é o Star Trek: Axanar, que angariou mais de 600 mil dólares no Kickstarter, e que conta com o ator Richard Hatch, de Battlestar Galactica. Assista o curta da discórdia de 21 minutos abaixo:


Saiba mais sobre Star Trek Axanar no Trek Brasilis e outras produções de fãs!

Star Trek Axanar estava previsto para estrear no ano passado, mas a CBS/Paramount entrou com um processo contra a produção. Mesmo após JJ Abrams anunciar que no Fan Event deste ano que estavam tentando acabar com o processo, o mesmo parece continuar pendente e o julgamento pode acontecer em janeiro  de 2017.

A Paramount nunca se importou com essas produções... Será que é por medo dessas produções serem melhores do que as oficiais? Não seria legal oficializar e apoiar esses projetos? São os fãs que mantém o legado de Gene Roddenberry vivo.

Observação: Eu até posso ser processado por traduzir as 10 diretrizes aqui na íntegra... Mas será que os executivos da Paramount sabem que eu existo? Bwahahahahahahahahaha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google