Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Júpiter, Juno e a exploração espacial continua a todo vapor

Há 5 anos atrás ela partia para o espaço sideral. Mais um construto feito pelo homem na busca pelo conhecimento. E finalmente ela atingiu o seu alvo, um gigante gasoso cuja gravidade é pelo menos três vezes o da Terra. Um gigante que é nosso protetor. Ela cumpriu bem a sua missão!

Joy of Tech - Jupiter Projectile!

Quem é Júpiter?

Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar. Sua distância em relação a Terra pode variar de varia entre 628000000km e 928000000km. Só para se ter uma idéia, nele caberiam mais de 1000 Terras. Júpiter quase foi uma estrela, o problema foi a sua massa pequena para tal, mas possui os elementos principais que uma estrela necessita, hidrogênio e hélio. Possui um mini sistema solar, com 67 luas, e pode até ter mais. Um dia em Júpiter corresponde a 10 horas da Terra, e sua gravidade chega a ser cerca de 27 m/s² ( a gravidade da Terra é cerca de 9,8m/s² ao nível do mar). Apesar de ser um gigante gasoso, ele pode abrigar hidrogênio e hélio nas formas líquidas e até mesmo sólidas, quanto mais nos aproximamos de seu centro. Além disso, ele é o nosso protetor contra cometas e outros corpos celestes que viajam pelo espaço.

via Imgur

Quem é Juno?

Juno é uma sonda espacial que foi lançada em 5 de agosto de 2011 com o objetivo de estudar o maior planeta do nosso sistema solar. Todo esse tempo foi gasto porque ela, assim como outras sondas espaciais, necessita de ser impulsionada pela gravidade não só da Terra como a de Marte. Lembra das leis de Newton, especificamente da 1ª lei? Como todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, seus motores não precisam estar ligados para se movimentar. A gravidade dos planetas serve para desacelerar e acelerar o objeto, chamamos esse efeito de estilingue gravitacional! Entenda isso vendo a imagem abaixo:

via imgur

Assista abaixo a chegada de Juno a Júpiter, numa transmissão ao vivo com comentários do Salvador Nogueira, do blog Mensageiro Sideral, em parceria com o engenheiro Lucas Fonseca e o astrônomo Cássio Barbosa:


E assim caminha a humanidade, indo audaciosamente onde ninguém jamais esteve, na busca do conhecimento contra toda religião que emperra e empesteia nosso planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google