quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ENEM conteudista! E viva Simone de Beauvoir!

Quando o ENEM surgiu, a proposta era uma prova diferente dos grandes vestibulares que existem por aí. Menos decoreba, mais raciocínio, menos fórmulas, mais voltado ao cotidiano, contextualizado e realçando as competências e habilidades previstas Leis e Diretrizes e Bases da educação...

De uns tempo pra cá, nota-se que o ENEM está se desvirtuando de seu caminho inicial. Está se tornando conteúdista como qualquer vestibular que se preze e culminou no exame desse ano, considerado o mais difícil da história.

As questões de exatas (Matemática, Física e Química) estavam como este editor deste blog gosta. Especialmente na minha disciplina de atuação, as questões foram um misto de tudo, e bem elaboradas, desde a contextualização até o raciocínio lógico. Não fugiu muito da proposta da prova mas o conteúdo foi pesado, como sempre tem que ser.

Sim, deu para notar que eu defendo com unhas e dentes o conteudismo. Sou conteudista e não abro mão. Essas novas formas pedagógicas de ensino estão acabando com a educação, tanto é que alguns colégios particulares que abordavam o construtivismo estão voltando atrás. Faltam aos nossos jovens conteúdos. Um aluno chegar ao final do ensino médio e não saber ler nem escrever, nem saber fazer cálculos elementarres de matemática, já mostra a falência do ensino atual.

fonte: Facebook
Mas além do conteudismo, o ENEM 2015 foi épico ao abordar temas complexos que deixaram certos setores da sociedade indignados, especialmente aqueles aos quais certos políticos representam. Abordar a violência contra a mulher na redação, o feminismo (PORRA, A FILÓSOFA SIMONE DE BEAUVOIR FOI CITADA!!! SENSACIONAL), gênero, questões negras e religiões africanas,  foi um verdadeiro tapa na cara dos defensores da tal Família Tradicional.

E que venham mais ENEMs assim, se bem que se no futuro, determinada corja golpista tomar o poder, tudo que aconteceu neste será em vão. E os mesmos representantes dessa corja já estão em ação em seus governos estaduais, fechando escolas, tratando alunos como gado e demitindo professores.

E tem professor que apóia e vota no PSDB! Lamentável!!!
fonte: Index-a-Dora
Apesar da alegria de um ENEM épico (graças ao MEC sob governo do PT), fica a tristeza e temor pelo que poderá acontecer com a educação em determinados estados.

E machistinhas do Enem, o choro é livre!!!

E para finalizar, o que o ENEM 2015 e a música Rattlesnakes do Lloyd Cole & The Commotions tem em comum?

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google