quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como esconder um texto sem usar javascript

Eu tenho um blog que uso como uma ferramenta auxiliar de ensino, onde coloco textos e atividades para os meus alunos. E nele sempre uso o recurso de esconder determinados trechos das páginas, para não ter que ficar toda vez copiando e colando.

No BB Code existe...

Há três maneiras de esconder um texto, seja em postagens ou páginas, duas efetivas e uma que não recomendo. Um detalhe: as duas primeiras devem ser usadas no modo HTML do editor de texto do Blogger!


1ª maneira - Como comentário

É só colocar "<!---" no início do texto e "--->" no final, sem deixar espaços em branco. Esta tag de comentário diz para o navegador esconder tudo que estiver escrito. Esse recurso é muito usado por webdesigners ao escrever o layout de um site, fazendo comentários em cada linha ou secção de código

<!---TEXTO A SER ESCONDIDO--->

Exemplo:

<!---Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis quis ligula et diam laoreet tincidunt eu nec orci. Praesent vitae eros id enim scelerisque eleifend. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Etiam feugiat nunc pellentesque, gravida ante ultrices, fermentum mi. Nam nec eros risus.--->

2ª maneira - Com CSS

Use a tag span e o atributo display: none

<span style="display: none;">TEXTO A SER ESCONDIDO</span>

Exemplo:

<span style="display: none;">Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis quis ligula et diam laoreet tincidunt eu nec orci. Praesent vitae eros id enim scelerisque eleifend. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Etiam feugiat nunc pellentesque, gravida ante ultrices, fermentum mi. Nam nec eros risus.</span>

Tanto na 1ª maneira quanto na segunda, nas opções seja de postagem ou páginas, em modo Escrever, selecione "Mostrar HTML literalmente".

Essa é a que eu sempre uso em meu blog educacional.

Observação: Existe um atributo em CSS chamado visibility:hidden que faz o mesmo papel do display:none, mas com uma grande diferença. Se você usar o visibility, o conteúdo ainda permanece ocupando espaço na postagem mesmo que escondido. Já o display:none faz com que a página ou postagem abra sem tomar conhecimento do conteúdo escondido.

3ª maneira - Colorindo o texto

É só colocar a cor da fonte igual a cor do background da área de postagem. Mas não é muito útil porque quando o leitor passar o mouse em cima perceberá que ali há um texto escondido. Essa maneira eu não recomendo.

Atenção: Não use essas dicas para esconder links ou palavras chaves de SEO para enganar o Google. Isso é chamado de Black Hat, recurso usado para obter posições no ranqueamento das buscas e você pode ser punido pelo gigante de Mountain View sem dó nem piedade.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google