Postagem em destaque

Foi anunciada mais uma nova trilogia de Star Wars

Falta praticamente um mês para a estréia episódio VIII de Star Wars (Os Últimos Jedi) e os fãs nesta semana receberam uma grande novidade: H...

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Os monstros que criamos, uma sociedade caótica e um feriado quase sem sentido

Nós estamos criando monstros, não no sentido literal da palavra, mas é como se fossem. E dá medo de imaginar o futuro. Que sociedade nós estamos criando? Será que ninguém percebe o estado caótico a qual estamos sendo transportados?

Ainda dá tempo de evitar, mas esses monstros estão por aí e todos estão pagando...

Pela educação e pela sociedade!
- Monstros que não possuem ética, respeito, responsabilidade e nem dignidade pelo ser humano. Não sabem ouvir e são insensíveis aos apelos

- Monstros que não aceitam um NÃO como resposta e que não querem ser exigidos, quanto menos repreendidos.

- Monstros que se acham invencíveis, ultra-híper-super-poderosos pois acreditam que nada de mal possa acontecer a eles. Eles acham que nunca irão envelhecer...

E seus progenitores, incapazes  de criá-los, jogam eles nas mãos dos professores, como se eles tivessem a fórmula mágica, a solução final para todos os problemas que os próprios pais criaram e que não sabem mais agora como resolver.

E os professores sofrem nessa luta constante entre o querer ensinar e o querer aprender por parte desse monstros. E nessa caminhada muitos profissionais ficam doentes, outros morrem subitamente. O desgaste é visível no semblante de cada professor.

E para piorar, o próprio estado ajuda na criação desses monstros, criando leis que favorecem toda essa situação caótica, pois para o governo, o que importa são números e gráficos, irreais ou não, medindo a educação a partir  de índices esdrúxulos e criminosos.

E para a sociedade, o professor é nada mais do que um folgado, incompetente e criminoso.

Uma coisa é certa, a mudança da educação não será feita só pela classe docente, pois depende muito da vontade política do governo em questão e dos próprios pais, atuando como pais de verdade. Educar vai muito mais além do que dar presentes ou passar a mão na cabeça. A punição se faz presente. A criança e/ou jovem tem que entender que as coisas erradas trazem conseqüências e não prêmios. Os fundamentos básicos da vida começam na família e prosseguem na vida escolar.

E amanhã é mais um dia do professor e nada se tem a comemorar, a não ser a se lamentar pelas notícias das ações que o governo pretende para o ano que vem.

Amanhã será o dia em que veremos mensagens lindas, coloridas, pulsantes porém vazias sendo compartilhadas pelas redes sociais sobre a importância e dignidade da profissão. Digo vazias porque elas em nada mudarão a situação em que se encontra a sociedade, inerte e como sempre manipulada esbravejando por única coisa que a deixa cega para outros problemas graves.

Um feriado que perdeu a função, que pode ser movido para outro dia ao bel prazer principalmente por parte das escolas particulares, e algumas nem tomam importância por causa dos malditos 200 dias letivos que cada escola tem que cumprir.

E eu vós pergunto, para que serve o dia do professor?

E além do mais, quando é que os pais vão parar de jogar a responsabilidade de educar seus filhos nas mão de terceiros?

E quando é que a sociedade irá abrir os seus olhos?

3 comentários:

  1. Oi Cidão,

    Ainda ontem estava a falar deste mesmo assunto com um amigo meu. A situação é a mesma em muitos países do mundo. A nova geração é indisciplinada, mimada, e acha que sabe tudo mesmo não sabendo nada.
    Eu atribuo a culpa aos pais, automaticamente. Depois, ao governo. Os pais acham sempre que os seus filhinhos são uns santos, quando eles são uns diabos ignorantes (e tudo para não terem de se confrontar com o seu fracasso parental); e o governo é incompetente porque faz regras para minimizar a responsabilidade dos pais e aumentar a dos professores que não têm o dever de criar os filhos dos outros. O dever do professor é ensinar, é transmitir o conhecimento.

    Admito que critico os maus professores (aqueles que não ensinam a pensar, só ensinam a decorar textos só para não terem o trabalho de analisar as palavras e pensamento do aluno) mas os bons professores (que ensinam os seus alunos a raciocinar, e analisar textos e a serem criativos no pensar) esses devem ser louvados, e é a esses que o dia do professor é dedicado.

    Compreendo, porém, o teu desapontamento...

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Max, a educação no Brasil está um caos. E os governos, principalmente os da direita, estão fechando salas, demitindo professores e brincando com os alunos como se eles fossem gado.
      Em compensação, nos estados e municípios que estão sob o governo do PT, abrem-se concursos e estão pagando bem mais.
      Aqui no estado de São Paulo(governado pelo PSDB), um professor ganha quase três vezes menos do que na própria capital(governada pelo PT), dando o mesmo número de aulas.
      O PSDB está implantando um modelo de ensino privatizado começando no estado de Goiás. Tenho medo se eles governarem o Brasil.

      Excluir
    2. Cidão, é preciso saber as razões pelas quais esses governos locais de direita cortaram na educação, sem saber isso não posso comentar. Quanto à esquerda: também não poderei dizer muito porque se calhar nos estados governados pelo PT há fundos de sobra para poder aumentar o salário dos professores dependendo da situação no terreno - quantos professores há nessa área, quantos alunos, quantas escolas, a despesa de cada uma etc? É tudo uma questão de números, por isso não vou cair na demagogia de falar de esquerda vs direita sem ter dados.

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google