Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

sábado, 4 de setembro de 2010

5 truques de SEO para otimizar blogs na plataforma Blogger

Um dos problemas do Blogger, que muitos reclamam, é o fato da plataforma não ser amigável com o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os motores de busca). Muitos dizem que não tem visitas suficientes ou que seu blog não está bem posicionado nas buscas, isso ocorre porque os robôs( programas dos motores de busca que varrem a internet) não estão entendendo  na prática, qual é a do seu site. O que resta a fazer então, são algumas mudanças no código de seu template manualmente e alguns outros truques.

Abaixo relaciono cinco truques fáceis que podem fazer seu blog dar uma subida, mas sempre lembrando que ter conteúdo relevante é essencial,  indispensável e primordial, considero até um das dicas mais importantes para quem quer ter um blog.
Fonte: Daily Seo Blog - 10 funny SEO cartoons
E atenção: Toda vez que for mexer no código do template (painel de controle >> Design >> Editar HTML), nunca esqueça de salvar uma cópia do mesmo em seu computador, caso algo dê errado.

1 - Otimizando o título

No Blogger, toda vez que você publica um post, vem sempre primeiro o nome do blog e depois o título da página e isso é desastroso em relação aos motores de busca. O certo seria vir primeiro o título da página e depois o nome do blog. Aqui no meu blog eu uso essa otimização. Quer saber como?
Procure por essa linha no código do seu template:

<title><data:blog.pageTitle/></title>

No lugar dela cole o seguinte código abaixo:

<b:if cond=’data:blog.pageType == &quot;index&quot;’>
<title><data:blog.pageTitle/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/> | <data:blog.title/></title>
</b:if>

Et voilá!!! Com esse pequeno truque você perceberá uma melhorada nas posições das buscas.

2 - Link do post com palavras-chaves

Por padrão, o link de um post no Blogger é assim:

http://NOME-DO-SEU-BLOG.blogspot.com/2010/08/TÍTULO-DO-SEU-POST.html

E ainda há um limite para o número de caracteres, que você pode perceber ao ver o imenso título que colocou, e no link ele vir quebrado.Observe o título de um post meu sobre gatos (eu adoro títulos enormes...):

- Mais gráficos sobre as bolinhas de pêlos mais fofinhas do universo

Olhe como o link ficou:

- http://crazyseawolf.blogspot.com/2010/08/mais-graficos-sobre-as-bolinhas-de.html

Como pôde perceber, o título no link ficou quebrado. E qual a solução?
A solução é colocar as palavras-chaves no link, dentro do limite de caracteres, clicar em publicar post e depois editar com o título desejado, como eu fiz neste post sobre o gadget das postagens populares:

- Link publicado: http://crazyseawolf.blogspot.com/2010/08/posts-sem-imagens-postagens-recentes.html

- Título editado: Como colocar imagens no gadget Postagens Populares em posts sem elas

3 - Definindo as meta tags

As metas tags informam aos motores de buscas informações ou dados pertinentes sobre o seu blog. Para colocá-las procure no template do seu blog por <b:skin><![CDATA[/* e acima deste código, coloque as meta tags abaixo :

<META content='COLOQUE AQUI A DESCRIÇÃO DO SEU BLOG' name='description'/>
<META content='COLOQUE AQUI AS PALAVRAS CHAVES OU MARCADORES (TAGS) DO SEU BLOG' name='keywords'/>
<meta content='COLOQUE AQUI O NOME DO AUTOR DO BLOG' name='author'/>
<META content='index,follow' name='robots'/>

4 - Use e abuse dos links internos

Links internos são os links de seu próprio blog. Ao fazer um post, use e abuse da auto-linkagem, pois em assim fazendo, você está informando aos motores de busca que seu conteúdo é relevante e ao mesmo tempo faz crescer o pagerank das páginas individuais. Por exemplo, neste post que eu fiz, linkei 10 artigos meus feitos no passado sobre a blogosfera. Quem faz muito isso é o Marcos Lemos (@hordones) do Ferramentas Blog. para saber mais,  dê uma lida neste post sobre links internos feito por ele.

5- Faça Link Building

Link building é uma técnica para obter links externos que apontem para a sua página em questão. Isso pode ser feito quando:
- alguém cita um artigo seu (como eu fiz no ítem 4 e neste abaixo, ao citar artigos do @hordones, gerei  link buildings para essas páginas do blog dele.)
- Divulgação de links em agregadores sociais (tipo Ocioso, Ueba, EuLinko, etc, na minha barra lateral, há uma lista desses agregadores ou mesmo abaixo deste post.) ou em fóruns.
- Parcerias expontâneas ( Sem essa de "se me linkar, eu te linko", parece que há uma chantagem envolvida.)
Para saber mais, leia mais esse artigo do Ferramentas Blog sobre técnicas de link building.

As 5 dicas que apresentei são simples e podem gerar tráfego para o seu blog bem como uma melhora nos resultados de busca. Mas eu vou repetir de novo, porque eu sou chato: Ter conteúdo relevante é essencial, indispensável e primordial! Saber escrever também. Essa até poderia ser uma sexta dica!

De todas as dicas que coloquei, apenas a segunda era desconhecida para mim até semanas atrás. Visitando alguns blogs parceiros, notei que as palavras no link estavam diferente das que estavam no texto, e logo percebi essa prática. Como eu sou leigo, fico imaginando se você colocar palavras chaves que nada tem a ver com o artigo, apenas para atrair visitantes paraquedistas, se isso não geraria punição por parte do Google. Com a palavra, os especialistas!

4 comentários:

  1. Fiquei feliz ao saber que já faço tudo isso.Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Brilhantes elucidações!

    "colocar as palavras-chaves no link, dentro do limite de caracteres, clicar em publicar post e depois editar com o título desejado"

    Já fiz isso em alguns posts com potencial maior para buscadores e deu muito certo.

    ResponderExcluir
  3. @Anselmo



    O pior é que comecei a fazer isso há pouco tempo...

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google