O símbolo AMP está desaparecendo dos resultados de pesquisa da Google, o buscador finalmente terminou de empurrar o AMP na cara de todos.
fonte: Android Police |
A Google realmente fez tudo o que pôde para promover seu projeto Accelerated Mobile Pages (AMP) que promete páginas mais rápidas no celular, mas acabou tornando a vida mais complicada para desenvolvedores da web e usuários. Agora, cinco anos depois de mostrar pela primeira vez o raio AMP ao lado dos resultados da pesquisa para denotar a rapidez que eles deveriam ser, a Google parou de fazer essa distinção entre AMP e páginas normais na Pesquisa.
A mudança está ocorrendo lentamente como parte das últimas mudanças da Google no ranking da página em seu mecanismo de busca. A empresa anunciou em abril que não forçará mais os desenvolvedores da web a criar páginas AMP para melhor classificação na pesquisa, com sites regulares programados para aparecer no carrossel de notícias que antes era reservado apenas para sites AMP. A Google está, na verdade, reduzindo a ênfase no AMP em todas as áreas - você não encontrará o ícone de relâmpago em nenhum lugar no futuro, nem na Pesquisa nem no Google Notícias, onde costumava desempenhar um grande papel também. Aqui, a Google afirma que "estamos expandindo o uso de conteúdo não AMP para potencializar a experiência principal em news.google.com e no aplicativo Google Notícias".
Uma captura de tela antiga mostrando o logotipo AMP, fonte: Android Police |
Não há mais AMP nos resultados da pesquisa, fonte: Android Police |
Só podemos esperar que o Google diminua ainda mais a ênfase do AMP em dispositivos móveis e, em vez disso, use seus recursos para promover o uso de tecnologias HTML e JavaScript de melhor desempenho.
fonte: Android Police