O Android 12 está deixando de lado a personalização manual de fontes e ícones em favor do Material You. São temas dinâmicos de agora em diante.
fonte: Android Police |
A espera pelo Android 12 diminui a cada dia e, graças às atualizações beta mensais, temos uma boa ideia do que esperar neste outono. A Google está apresentando um visual totalmente novo com Material You, completo com opções de personalização automática com base em seu papel de parede. Infelizmente, parece que algumas das ferramentas disponíveis no Android 11 não farão o salto para a versão mais recente.
Quando o Android 12 Beta 3 foi lançado na semana passada, descobrimos que o novo menu "Papel de parede e estilo" da Google finalmente estava ativo, oferecendo cores de destaque e ícones temáticos personalizados (embora limitados). Visivelmente ausente neste menu: as opções antigas de fonte e ícone atualmente disponíveis no Android 11. Atualmente, essas configurações são encontradas no menu "Estilo", permitindo que você altere os ícones do sistema como Wi-Fi e Bluetooth, fonte e cores de destaque. Você poderia até construir conjuntos personalizados se as seis inclusões predefinidas não fizessem nada por você.
Esquerda: menu "Estilo" do Android 11. Direita: menu "Papel de parede e estilo" do Android 12 Beta 3, fonte: Android Police |
Embora tenhamos assumido que essas opções retornariam antes que o desenvolvimento do Android 12 fosse concluído, esse sonho pode estar morto. Um testador beta preencheu um relatório de bug no Issue Tracker sobre o menu ausente, e um funcionário do Google voltou com a seguinte declaração:
Os recursos de estilo personalizado (fonte, formato do ícone, pacote de ícones e cor de destaque) no R estão sendo substituídos pelo novo recurso de tema dinâmico que estamos introduzindo no S. Vemos o novo recurso de tema dinâmico como mais moderno e inteligente. Uma experiência simples e agradável que esperamos que todos os usuários possam desfrutar.
Em outras palavras, as opções de fonte e ícone desapareceram no Android 12. Considerando que a atualização deste ano visa permitir que os usuários personalizem sua experiência no smartphone, é estranho ver essas ferramentas removidas. Com base na frustração vista nas respostas desse fórum, é sempre possível que a empresa mude de ideia - embora provavelmente não a tempo para o Android 12. Por enquanto, se você é um fã de escolhas de fontes malucas, você está sem sorte .
fonte: Android Police