Em breve, os Chromebooks poderão abrir mais formatos de arquivo. Recurso que está programado para chegar atrás de um sinalizador no Chrome OS 93.
fonte: Android Police |
Em breve, os Chromebooks serão capazes de montar e abrir muito mais formatos de arquivo. Conforme observado pelo 9to5Google, a Google está trabalhando para adicionar suporte para muitos formatos mais relevantes, além dos arquivos .zip e .rar já disponíveis. Isso deve tornar a vida muito mais fácil para as pessoas que regularmente precisam lidar com alguns arquivos menos comuns, mas ainda onipresentes, como .7z e .tgz. O recurso pode ir ao ar no Chrome OS 93, que deve chegar aos Chromebooks em setembro.
Embora .zip e .rar possam ser os formatos de arquivo mais comuns na web, ainda existem muitos outros tipos de arquivo que o Chrome OS não tem suporte nativo até agora. Existem aplicativos Linux, aplicativos Android e ferramentas online (mais ou menos confiáveis) que podem preencher a lacuna, mas ter uma solução nativa é muito mais conveniente.
Um commit recente com o Chromium Gerrit nos dá uma visão geral completa de quais formatos de arquivo serão suportados:
- 7z
- bz2
- crx
- gz
- iso
- rar
- alcatrão
- tbz
- tbz2
- tgz
O commit também mostra que a Google quer enviar as novas opções de extração no Chrome OS 93, que está atualmente disponível no canal dev. A atualização está programada para ir ao ar para todos no início de setembro, mas para fazer uso das novas opções de extração, inicialmente você terá que habilitar um sinalizador (chrome:flags#files-archivemount). Assim que o Chrome OS 94 for lançado no final de setembro/início de outubro, os tipos de arquivo recentemente suportados serão suportados para todos por padrão.
fonte: Android Police