O Google Tarefas não conseguiu decolar, e a Google não tem ninguém para culpar a não ser ela mesma. O aplicativo levou mais de 3 anos para atingir 10 milhões de downloads.
fonte: Android Police |
Não há nada que os desenvolvedores da Google amem mais do que criar novos aplicativos de mensagens e aplicativos de gerenciamento de tarefas/tarefas/lembretes. Quando o Google Tarefas foi anunciado, há mais de três anos, pensamos que seria a única solução para controlar todos eles - pelo menos para o gerenciamento de tarefas. Exceto que a estratégia da Google com este aplicativo, como tem sido por anos, continua tão desarticulada como sempre. Não é nenhuma surpresa que o Tasks tenha passado da marca de 10 milhões de downloads na Play Store.
10 milhões pode parecer um grande número para qualquer outro desenvolvedor e aplicativo, mas a Google atua em um campo totalmente diferente, com uma escala totalmente diferente. 10 milhões é minúsculo em comparação com a base Android instalada e três anos é muito tempo para atingir esse marco. Como ponto de referência, o Android Auto levou 2,5 anos para chegar lá e esse aplicativo foi geo-restrito a alguns países e atendia apenas a pessoas que dirigem. Em comparação, o Tarefas está disponível em todos os lugares e é voltado para pessoas que têm coisas para fazer, ou seja, qualquer pessoa com mais de três anos. Outro triste ponto de referência é o Google Allo, que atingiu 10 milhões em 3 meses, e era o Google Allo.
A parte triste dessa história é que o Google Tarefas não é tão ruim assim. É simples e direto para o gerenciamento básico de tarefas. Claro, ele foi lançado com muitas limitações, mas corrigiu várias delas ao longo do tempo. Além disso, agora está integrado ao Gmail e ao Agenda, então há um pouco de esforço por trás disso. O verdadeiro problema é que a Google não tem estratégia alguma para gerenciar suas tarefas e isso significa que os usuários não têm ideia de onde exatamente o Google Tarefas se encaixa.
Entre compromissos e lembretes do Agenda, lembretes do Assistente e notas e listas do Keep, o Google Tarefas parece uma solução redundante. E não temos certeza de qual é o problema que ele tenta corrigir. Se é para ser um lugar para adicionar coisas que temos que fazer, por que não podemos usá-lo com o Assistente em nossos telefones, alto-falantes e monitores inteligentes? Se deveria ser um lugar onde armazenamos notas e listas, por que não faz parte do Google Keep? E, em qualquer caso, por que existe uma coisa separada de lembretes do Google, que não tem nada a ver com o Google Tarefas?
Então, parabéns à equipe de desenvolvimento do Google Tarefas por atingir a marca de 10 milhões, mas tem que fazer melhor da próxima vez. Se tiver uma próxima vez...
fonte: Android Police