quinta-feira, 3 de maio de 2018

Facebook vai dar aos usuários a opção de limpar o seus históricos

Limpar o seu histórico e controlar os seus dados é o que promete Mark Zuckerberg na conferência F8 realizada ontem. Uma resposta ao escândalo com a Cambridge Analytica. Mas será que devemos confiar?

fonte: The Next Web
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou ontem que o site apresentará um recurso que concederá aos usuários uma medida de controle sobre seus dados, especificamente, dando o controle sobre o quanto de informações de seu histórico é compartilhado sem aplicativos de terceiros.

O recurso, simplesmente chamado de "Clear history" ou literalmente, "Limpar histórico", exibirá seu histórico de navegação no Facebook, incluindo quais sites você visitou no Facebook e em quais anúncios você clicou.

Anunciado pela primeira vez na conferência F8 do Facebook, ontem, o aplicativo é uma resposta óbvia à reação do Facebook obtida por quase todos, após o escândalo da Cambridge Analytica. O próprio Zuckerberg disse em um post hoje que deu uma resposta um tanto enevoada ao interrogatório no Congresso sobre a quantidade de informações que os usuários do Facebook conseguiam controlar seus próprios dados.

Zuckerberg disse no mesmo post que esse recurso é uma tentativa de corrigir esse problema:

"Assim que implementarmos essa atualização, você poderá ver informações sobre os aplicativos e websites com os quais interagiu e poderá limpar essas informações da sua conta. Você pode até mesmo desativar essa informação armazenada na sua conta."

É claro que o Facebook não vai parar completamente de coletar dados de você, mesmo se usar essa opção. Segundo Erin Egan, diretor de privacidade da FB:

"Ainda forneceremos aplicativos e websites com análises agregadas. Por exemplo, podemos criar relatórios quando enviamos essas informações para que possamos dizer ao desenvolvedor se os aplicativos deles são mais populares entre homens e mulheres em determinada faixa etária. Podemos fazer isso sem armazenar as informações de maneira associada à sua conta e, como sempre, não informamos aos anunciantes quem você é."

Zuckerberg também tem temeridade em dizer que o Facebook ficará um pouco menos pessoal para o usuário sem o uso de cookies. Nestas circunstâncias, meu caro Mark, achamos que é uma desvantagem que alguns usuários estão dispostos a aceitar.

fonte: The Next Web

2 comentários:

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google