quinta-feira, 8 de junho de 2017

Assistentes pessoais, necessidade ou tecnologia sem sentido?

A onda dos assistentes pessoais e seus alto-falantes inteligentes parece que chegou pra ficar e a coisa ficou séria. Até a Apple entrou nessa, mas será que precisamos mesmo desses dispositivos?

Joy of Tech - HomePod meets Echo and Google Home

A Apple acabou de lançar o Homepod, uma caixinha de som ou alto-falante inteligente, cuja principal função é a de ser um assistente pessoal ou ao meu ver, uma secretária eletrônica onde você pode programar lembretes para sua vida diária e agitada. Além disso, serve também como um reprodutor de música com seus poderosos sete tweeters separados e um subwoofer. E tudo isso pode ser feito por comando de voz simplesmente falando "Hey Siri",com ela você faz perguntas, marca compromissos, ajusta alarmes e também controla as luzes ou qualquer outro aparelho na sua casa, desde que seja compatível com o Apple HomeKit.

O Google Home também faz isso, a partir do Google Assistant. O Amazon Echo também faz isso, a partir do Alexa. Só falta a Microsoft lançar um dispositivo equivalente, pelo menos já tem a assistente Cortana, que atua no Windows 10. Se não me engano, uma empresa japonesa lançou algo semelhante, e o dispositivo é parecido como robô...

Mas será que precisamos mesmo desse tipo de dispositivo? Um smartphone faz tudo que um assistente pessoal se propõe a fazer, então para que gastar uma grana com mais um treco eletrônico que futuramente vai estar encostado em algum lugar da sua casa? Talvez eu esteja errado nessa minha análise, já que o Brasil parece não fazer parte desse mercado. Somente geeks e nerds sabem das novidades em tecnologia e sempre ficam com as antenas ligadas nas novidades da área. A pessoa comum nem faz idéia da existência desses dispositivos.

Eu como um amante de tecnologia, gostaria até de ter um para testar e de repente poder estar aqui falando maravilhas em ter um assistente pessoal... Só que não!

Do jeito como sou, que odeia ser lembrado das coisas que tenho que fazer e quando alguém faz isso mando para o inferno, tenho dó do destino que um dispositivo desses teria em minhas mãos. Minha natureza destrutiva o deixaria em pedacinhos...

Parece que o preço do HomePod é bem salgado em comparação aos outros concorrentes, mas é normal, já que é da Apple e seus produtos são caros mesmo. Os macfags vão querer ter um a todo custo, pois o preço não importa, o importante é ter status! Nada de novo no front.

O que será que o futuro nos aguarda em relação aos assistentes pessoais? Uma coisa é interessante, as empresas estão investindo pesadamente na inteligência artificial e com certeza, tecnologia muito mais fantástica vai surgir por aí. Por enquanto, essas caixinhas inteligentes não fascinam!

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google