Postagem em destaque

08/12/1980, o dia em que o sonho acabou!

8 de dezembro de 1980. Uma data muito triste. Um dos maiores ícones da  cultura pop e do rock foi covardemente baleado com 5 tiros enquanto ...

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Voyager 1: 36 anos indo para onde nenhum homem jamais esteve!

Desde a época do meu segundo grau, hoje ensino médio, tenho ouvido de meus professores e das notícias da TV e jornal, sobre o fato da Voyager 1 estar deixando o sistema solar. Hoje, eu até comento sobre ela para meus alunos.

E agora, na sexta passada, parece que aconteceu de verdade: A Voyager 1 está finalmente cruzando o limite do nosso sistema solar e indo audaciosamente para onde nenhum homem jamais esteve... Ou não!

Joy of tech - Voyager, Bye Bye again!

Para quem chegou no planeta agora, a Voyager 1 foi uma sonda lançada em 1977 com o objetivo de estudar os planetas do nosso sistema solar. No mesmo ano, mas com um intervalo de um mês, também foi lançada a Voyager 2, com o mesmo objetivo. Elas são guiadas por potentes motores nucleares com dispositivos que enviaram várias imagens que detalharam em muito os grandes planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e netuno), os aneis de Saturno e Júpiter(que não tinham sido descobertos) bem como suas luas, onde várias outras foram também descobertas e determinados comportamentos de várias delas. Leia mais sobre a Voyager 1 aqui.

A Voyager 1 agora viaja pelo plasma do espaço que há entre as estrelas, mas de acordo com alguns cientistas, ela deve ainda estar no limite do nosso sistema solar, na nuvem de Oort, região onde há um aglomerado de bolas de gelo, gases congelados e rochas espaciais que orbitam o Sol a cerca de um ano-luz de distância, onde os cometas se originam e também marca o fim da força gravitacional que faz com que os objetos estelares sofrem a influência nosso Sol. Deve levar uns trinta mil anos ainda para escapar dessa região e singrar pelo espaço absoluto!

Os Trekkies, nerds fanzaços da série Jornada nas Estrelas (Star Trek) já estão ansiosos com o fato da Voyager voltar para casa com inteligência artificial no futuro, conforme ocorreu no primeiro filme da franquia... E o pior é que eu me incluo entre eles!

Vida longa e próspera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google