Pesquisa personalizada

terça-feira, 10 de setembro de 2013

10 dicas para se fazer comentários eficientes na internet





Comentar é uma arte! Eu não digo que eu faço comentários corretos e eficientes, mas não cometo o erro de determinadas pessoas incultas com os seus comentários irritantes. Aprendi que se nada tenho a acrescentar, fico de bico calado. Por isso eu pouco comento na blogosfera.

Não sei é por causa da inclusão digital ou por causa de uma natureza humana que às vezes chega a ser irritante, mas ter e demonstrar uma opinião parece ser uma ofensa a um determinado grupo. Ou talvez grande parte das pessoas não tem noção alguma. Às vezes dá vontade de fechar os comentários deste blog quando num artigo sobre comentários irritantes recebo algo do tipo:

Não escondo mesmo o nome do filho da mãe que enviou esse comentário
Será que ninguém lê a Política de comentários?

A minha colega, Sybylla, do Momentum Saga, após inúmeras discussões infrutíferas e muita dor de cabeça acabou fechando os comentários em seu blog. Eu não a condeno, mas já imaginaram se todos os blogueiros começarem a fazer isso? Os blogs perderão a razão de ser.

Mas como fazer comentários eficientes neste grande universo da Internet e que tenham relevância e conteúdo e que muitos curtirão ou darão joinha? Abaixo apresento algumas dicas, mas antes é necessário que você saiba ler, escrever e compreender o que está escrito, ok?

1 – Nunca use caixa alta em textos. Não sabe o que é isso? Sãos as letras maiúsculas. Quando você escreve assim, dá a impressão que está gritando. Use letra maiúscula no início de um texto ou em nomes próprios. Se você quer enfatizar algo, prefira usar o negrito e/ou itálico.

2 – Tenha um vocabulário decente. Não escreva usando abreviações do tipo blz, vc, tb. Não precisa ficar rebuscando, procurando termos eruditos. Escreva normalmente de uma maneira que faça os outros entenderem o que você está querendo expressar.

3 – Procure não errar na concordância. Sério, é feio não colocar os “s” corretamente numa sentença. Procure também conjugar os verbos de uma maneira correta. Sem inventar seje, esteje ou qualquer outra pérola linguística.

4 – Saiba iniciar e terminar com educação. Dê sempre quando puder uma saudação para o autor do texto (Olá/Bom dia/etc Fulano) e termine não necessariamente com Beijos/Abraços, mas com o seu nome.

5 – Não seja anônimo. Com relação ao ítem anterior, dê a cara para bater. Comentar anonimamente é recurso de gente covarde que usa desse artifício para atacar os outros, principalmente a pessoa que escreveu o artigo.

6 – Ter conteúdo é lei. Não escreva repetindo o que o autor escreveu. Comente mas também dê detalhes específicos do assunto em questão. Se puder, acrescente mais informações. Colabore, concordando ou não com o tema, mas sendo relevante.

7 - Seja sucinto. Escreva objetivamente mas sem ser cansativo. Não fique enchendo lingüiça e vá direto ao ponto. Como eu mencionei acima, se nada tem a acrescentar...

8 – Atenha-se ao que foi escrito. Não invente, não escreva algo que nada tem a ver com o assunto em questão. Se o assunto é Ciência, não venha fazer pregações religiosas ou se o assunto é culinária, nada de destilar o seu ódio contra um determinado partido político.

9 – Discorde, mas com elegância. Para que iniciar uma briga e escrever palavras de baixo calão? Ninguém é obrigado a concordar com o que foi escrito, mas faça uma crítica construtiva, sem iniciar um debate que nunca vai ter fim. Faça a sua opinião valer sem ter que recorrer às ofensas pessoais. Nós não vivemos numa Democracia?

10 – Nunca faça spam. Pare, mas pare de comentar deixando o link de seu blog no final do seu comentário. Não há necessidade disso, já que ao comentar, muitos sistemas de comentários requerem no preenchimento um link seu. Quando o seu nome aparece, ele já vem com um link do seu blog. Infelizmente, no Blogger, essa opção vem junto com o de anônimos, e muitos como eu, desabilito. Mas agora tendo um perfil no Google+ , quem quiser saber quem você é, é só clicar. Só coloque links em comentários se e somente se tem algo a ver com o assunto discutido, apenas para complementar o tema. E  nunca use comentários robotizados como o da figura acima. Há muitas outras maneiras para promover seu trabalho.

Um detalhe: As dicas acima vem daquilo que eu penso ser correto. É a minha opinião a respeito  do assunto. Caso alguém discorde ou queira acrescentar ou corrigir algo, sintam-se livres para fazê-lo.


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. Queria que muitos dos meus leitores lessem essas dicas rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pelo menos seguissem uns 60% do que está escrito, ficaríamos satisfeitos! :)

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.