Pesquisa personalizada

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Sobre os comentários do Google+ no Blogger





A Google está investindo pesado e continua integrando seus produtos com a sua rede social. Após implementar o sistema de comentários do Google+ no Blogger, desta vez fez a  mesma coisa com o YouTube.

Mas voltando ao Blogger, o sistema de comentários do Google+ seria excelente, exceto por alguns reveses...

Antes de tudo, o bom é que é um sistema moderno e muito interativo, unindo esses dois excelentes produtos da empresa. Você pode moderar entre os seus círculos, e o que é melhor: Não permite comentários de anônimos!!! Além disso, cada comentário e compartilhamento feitos soma os +1s que mais na frente irá influir nas buscas e no posicionamento de seu blog no ranking. Essa é uma vantagem do Blogger sobre as outras plataformas, pois essa integração com o Google+ traz vantagens que nenhuma outra plataforma terá usando hacks para ter esse sistema de comentários.

E o que é ruim?

Quem quiser comentar no seu blog tem que ter obrigatoriamente uma conta no Google+, e isso fere a escolha pessoal de cada um, pois tem usuários que preferem fazer login com outras contas de suas preferencias. Não permitir outras contas pode facilitar a fuga de alguns leitores e isso é muito preocupante.

Além disso, se quiser voltar ao sistema nativo do Blogger, todos os comentários feitos após a habilitação, não mais estarão em seu blog, mas permanecerão nas postagens do Google+.

Outro detalhe: Quem tem blogs altamente customizados ou de terceiros não consegue habilitar esse novo sistema. Isso acontece porque o Blogger recomenda que você use o Designer de modelo ao trocar o layout e também para incluir códigos de terceiros (seja HTML, CSS ou javascript), ou seja, você tem que ter um template nativo para que as novidades possam aparecer em seu blog. Nada mais justo e eu entendo o porquê. Eu ensinei neste post como implementar os comentários do Google+ mas deve ter ficado confuso para algumas pessoas. Eis uma outra maneira:

1 - Vá em Painel de controle >> Modelo >> Editar HTML >> e procure por <b:includable id='comment-form' var='post'>, conforme figura abaixo:

Dê um clique na flecha para abrir o includable

2 - Entre <b:includable id='comment-form' var='post'> e <div class='comment-form'>, coloque o código abaixo conforme figura:

<div class='cmt_iframe_holder'
expr:data-href='data:post.canonicalUrl'
expr:data-viewtype='data:post.viewType'/>

É só copiar e colar!
Clique nas figuras para melhor visualização. Salve o modelo.

3 - Vá em Painel de controle >> Google+ >> Clique em "Usar Comentários do Google+ neste blog":

Não se espante com a minha cara, sou feio mesmo!

Pronto! Você tem os comentários do Google+ habilitados em seu blog.

Por causa  dos reveses que mencionei, além da rede ser ainda uma cidade fantasma (e digo isso com uma dor no coração) aqui no Brasil, prefiro ainda ficar com o sistema nativo, o Threaded Comments, que aliás, teve uma excelente repaginada. Notou as mudanças no layout? Ficou parecido com as cores e temas do Google+, adorei!

Novo layout dos comentários nativos
Creio que o +José Márcio Sousa não deverá gostar do que eu  falei no parágrafo anterior!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. Estou tentando usar os comentários do Google+ no blog, mas até agora ainda não consegui. Quando habilito a opção de usar os comentários, noto que os comentários antigos somem. Será que fazendo isso que você indicou esse problema se resolve? Vou testar pra ver. Sobre a questão da cidade fantasma, já te disse antes que não concordo e tenho várias experiências que contrariam essa assertiva. A começar pelo meu blog, que melhorou de forma considerável o número de acessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu template não é nativo, logo tem que incluir a parte que mencionei no artigo. Mas eu já ouvi falar desse bug, o sumiço dos comentários. Eu já fiz um teste aqui mesmo e os comentários do G+ funcionaram perfeitamente, e os antigos foram incorporados.
      Sabe, José Márcio, eu falo isso só pra te provocar. Eu sei que você fica indignado!
      Mas esse termo é mencionado muito lá nos EUA, porque até mesmo lá, a Google ainda enfrenta dificuldades para elevar a sua rede social.
      Um abraço!!!

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.