Pesquisa personalizada

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O fim do Google Friend Connect no Blogger é só uma questão de tempo





Hoje recebi por por meio da equipe do Blogger, um email recomendando a troca do gadget Seguidores do Google Friend Connect por outro, o do Seguidores do Google+, e com certeza, outros que usam ainda o GFC também devem ter recebido:

O fim do Google Friend Connect?
O GFF foi mais uma tentativa do Google de ter uma rede social, reunindo os leitores numa  comunidade do blog, e funcionava para todas as plataformas até que em 01/12/2012, foi desativada ( numa daquelas limpeza realizadas por temporada, assim como o Google Wave e o Google Reader, por exemplo) e ficou funcionando apenas para quem blog no Blogger.

Com a criação do Google+, também foi criado um gadget semelhante que possui as mesmas funções e creio que o GFC deva também ser logo desativado na plataforma blogspot.

Para atualizar o gadget, primeiro você tem que associar o seu blog ao Google+, indo no painel de controle clicando na aba "Google+", depois ir em "Layout", clicar em "adicionar um gadget" no local onde você quer que o gadget fique, e selecionar "Seguidores do Google+".

Dizem que o Google+ é uma cidade fantasma em relação às outras  redes sociais, mas ela tem por trás uma grande corporação que não está medindo esforços para tornar sua rede social a líder no mercado e está fechando todos os cercos para  garantir isso. E sinceramente queria que o Google+ realmente batesse de frente com o Facebook, e isso não está muito longe de acontecer.


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. Bom... Pra falar a verdade, Cidão, dos vários seguidores do Google Friend Connect, que aparecem no meu blog,tenho certeza de que são poucos que realmente acompanham as novidades do blog. Ao mesmo tempo, acho que a quantidade de seguidores serve para dar uma certa medida da popularidade de um determinado blog. A pergunta é: Se o serviço for desativado, os seguidores irão simplesmente sumir? E o gadget, deverá ser desativado?

    Também acho que dá pra perceber claramente que o Google+ está tentando atrelar de todas as formas a rede social aos bloggers. É só ver a quantidade de gadgets vinculados ao G+ que são sugeridos.

    É esperar pra ver.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a Google está integrando os seus serviços, creio que os seguidores do GFC migrarão para o Google+. Aliás, qualquer pessoa que use um serviço qulaquer da empresa, automaticamente é inserida no Google+. Logo, a mudança do gadget não deve afetar os seguidores antigos.
      Um abraço!

      Excluir
  2. A "cidade fantasma" aumentou muito o número de visitas ao meu blog. tenho quase 35.000 seguidores por lá, o que representa uma visibilidade interessante para o blog. Desde o começo eu vi o Google+ como a grande investida do Google no quesito redes sociais. Preferi abandonar as demais e focar apenas nela. Muitos podem não ter acreditado, mas eu hoje colho os frutos dessa investida. Não me arrependo nem um segundo sequer de ter feito essa escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi ainda um aumento significativo de seguidores, por isso nem implementei, por exemplo o novo sistema de comentários. E uma das coisas que me impede de investir mais é a falta do recurso de feed automático para as postagens dos meus blogs. O recurso nativo do Blogger de enviar os posts não funciona para posts agendados e isso me irrita.
      Reconheço que o Google+ é muito melhor que o Facebook, mas creio que o Google deva rever certas coisas.

      Excluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.