Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de julho de 2013

5 dicas úteis para aprender a Física





A Física sempre foi vista como uma disciplina difícil e injusta por parte dos alunos, porque ela exige dedicação, esforço, tempo e principalmente interesse em aprender algo novo, concreto e distanciada do senso comum que errôneamente permeia as nossas vidas.

A Física, bem como outras ciências, surgiu da necessidade e também da curiosidade do ser humano em compreender o universo e/ou natureza em que vivemos. E isso trás conhecimento... E conhecimento não tem preço!

via Dorgas on Fire via The Meta Picture

O papel do Físico é procurar decifrar as inúmeras relações entre várias propriedades que um determinado fenômeno possui, e apresentar hipóteses e/ou teorias que possam descrever o porquê e como aquilo ocorre, e caso estejam corretas, transformá-las em leis fundamentais, como por exemplo as famosas leis de Newton para o movimento.

Abaixo apresento 5 dicas para começar a aprender a Física, mas tenham em mente que antes de tudo, você deve saber matemática, leitura e compreensão de texto. Sem essas três coisas, será muito difícil seguir em frente, pois elas são pré-requisitos para qualquer outro aprendizado superior. A dificuldade de muitos alunos reside nelas, e quando se junta com a Física, torna-se uma bola de neve difícil de dissipar.

Caso você tenha a dificuldade na matemática, leitura e compreensão de texto, a sua vida na Física será muito difícil, e a tendência, como muitos é de desistir. Você tem que primeiro, mudar de atitude, rever o que não aprendeu no passado e colocar na cabeça que aprender e estudar é preciso nesse mundo moderno e globalizado em que vivemos. E para exercitar o cérebro, não tem jeito, tem que ler muito, para aumentar a sua capacidade de atenção e concentração, fazer analogias, pensar, raciocinar, refletir...
Portanto lá vai:

1 – Visualizar o fenômeno a ser estudado: Procure imaginar situações na qual o fenômeno se emprega. Se precisar, faça um desenho representando a situação problema, se for movimento, desenhe qualquer coisa em movimento, como no caso de encontro de dois móveis, pode ser duas esferas ou dois carrinhos. Se puder relacionar com alguma coisa em seu cotidiano, como por exemplo, o futebol, analisando a trajetória da bola, ótimo!

2 – Nunca decore fórmulas, entenda o conceito: Aprenda como tais relações matemáticas foram concebidas, sem a necessidade de refazer passo a passo a demonstração delas. O importante é você entender como as grandezas ali representadas como letras se relacionam e quando uma fórmula pode ou não ser aplicada. A 2ª lei de Newton é um exemplo: Fr = m . a, onde Fr é a força resultante, m a massa e a, a aceleração. Essa expressão nos mostra a relação que há entre a força aplicada e o movimento. E o que ela significa? Ela significa que se uma força F for aplicada num corpo de massa m, provocará uma variação na velocidade nesse corpo, ou seja, produz uma aceleração a.

3 – Tenha disposição para aprender uma nova linguagem: A Física busca compreender a natureza e/ou universo em que vivemos. As relações entre vários fenômenos e suas propriedades seguem na maioria das vezes uma linguagem matemática. Entenda que uma equação nada mais é do que uma descrição algébrica de um fenômeno, visível ou não, conforme descrevi no ítem anterior.

4- Resolvendo exercícios de Física: Para resolver um exercício de Física, leia todo o enunciado. Procure localizar e identificar os dados fornecidos antes de aplicar qualquer fórmula, que são as medidas de grandezas físicas, que podem vir determinadas ou que tem que ser localizadas em gráficos ou tabelas. A aplicação da fórmula é a última coisa a ser feita.

5 – Nunca deixe para a ultima hora: Estudar é sempre um ato contínuo. A cada aula, tente em casa reproduzir o que foi feito em classe. Conforme as duvidas vão surgindo, anote-as num canto do caderno para saná-las na próxima aula. Uma maneira legal de aprender é pegar um exercício resolvido e refazê-lo com outros dados, outros valores determinados por você. Não tenha preguiça, refaça quantas vezes forem necessárias.

E vou repetir, para aprender algo novo, tem que ter interesse e disposição. Entender que nada virá do céu ou que a vida irá te facilitar. É você, e só você que tem que fazer a coisa acontecer! Lembre-se que o mundo não para!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.