Pesquisa personalizada

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como transformar sua coleção de quadrinhos em arquivos digitais





Sou colecionador de quadrinhos desde criança e este é um vício que nunca diminui. Ficar trancado no quarto lendo as minhas milhares de revistas, principalmente de super heróis Marvel e DC, me faz esquecer o mundo que vivo e pareço entrar numa dimensão de aventuras sem fim.

Imagine um quarto lotado!
Como todo colecionador, quadrinhos ou livros, temos o problema com o tempo, pois o papel envelhece, pode criar mofo e traça. Recursos para manter certos tesouros intactos vão desde colocar em saquinhos de plástico polvilhando um pouco de talco, passar cera nas capas para mantê-las limpas e brilhantes, ou até mesmo montar um sistema que expulse o pó e mantenha o ambiente seco.

Com o advento da internet, veio a possibilidade de manter seu acervo em arquivos digitais, por meio do escaneamento, algo que hoje é crime, mas que logo deixará de ser pois será aprovada uma lei para que o USO PESSOAL seja descriminalizado.

Ou seja, manter a sua coleção digitalizada não tem preço, reduz espaços e acaba com a sujeira, pois este vai ser o caminho natural dos quadrinhos ( a Marvel e a DC estão investindo pesado no formato digital) e dos livros. O papel está com os seus dias contatos.

A Comixcology, é um site que vende quadrinhos digitais, especialmente Marvel e DC, e possui uma tecnologia própria para a leitura, seja online ou em dispositivos móveis. A leitura se torna agradável pois você pode ir lendo quadro a quadro. Mas para nós, colecionadores antigos, não tem preço folhear uma revista nas mãos, sentir o cheiro do papel e tê-la ali guardada na estante. Mas infelizmente, quadrinhos no papel é só uma questão de tempo para chegar ao fim e temos que nos preparar para o que o futuro nos reserva.

Para digitalizar uma revista, basta ter um scanner e por as mãos na massa. Assim que todas a páginas forem escaneadas, basta criar e copiá-las dentro uma pasta. Devemos então comprimi-las com o Winzip (extensão .zip) ou o  Winrar (extensão .rar).
Para lê-las no computador ou no notebook, temos que baixar um programa próprio para quadrinhos que possar visualizar os arquivos comprimidos em .rar ou .zip. O melhor que eu recomendo é o CDisplay.

Melhor leitor de quadrinhos para computador

Ele lê os formatos .CBZ(para arquivos .zip) e .CBR (para arquivos .rar).
Para transformar zip em CBZ ou rar em CBR, basta renomear a pasta comprimida (clicando com o lado direito do mouse).
Caso, a mudança do nome do arquivo não ocorra, temos que ir nas opções de pastas do Windows, no painel de controle, e na popup que aparece, clicar em Modos de Exibição, e nas configurações avançadas, rolar até encontrar "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos" e desmarcar essa opção. Clique em aplicar e depois OK.

Para ler em dispositivos com Android, basta baixar os aplicativos Comic Viewer ou o Perfect Viewer, lembrando que estes apenas visualizam os arquivos. O trabalho pesado tem que ser feito num desktop ou notebook.

Caso a revista escaneada esteja com defeitos, rasgadas ou manchadas, é necessário fazer uma restauração, pra isso basta utilizar um editor de imagens, tipo Photoshop ou Photofiltre (opção mais barata).


Um detalhe: Armazene os arquivos não só em seu disco rígido, mas também em outros dispositivos de backup, como um HD portátil de 500GB ou de 1TB, dependendo do tamanho da sua coleção.


E pronto! Digitalizar a sua coleção nunca foi tão fácil, mas leva tempo, paciência e amor a nona arte!

- Clique para baixar o Winzip ou o  Winrar, caso queira uma solução gratuita para compactar os arquivos, baixe o Filzip.
- Clique para baixar o CDisplay em seu site de origem.
- Clique para baixar o Comic Viewer ou o Perfect Viewer no Google Play do Android.
- No caso de livros digitais, leia esse tutorial.

Já no iPad, bem, como eu não tenho um, vou ficar devendo, pois parece que ele só lê em PDF. Já é outra história!

Este post, disfarçado de tutorial foi escrito para quem conhece as funções essenciais do Windows, por isso nem me preocupei nos detalhes. Se você não sabe mexer nas mínimas funções de um sistema operacional, peça ajuda para quem entende!


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



0 Comentando aqui :

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.