terça-feira, 31 de maio de 2011

Sim, os celulares causam câncer!

Celulares causam câncer e também cozinham o seu cérebro, foi o que concluiu um grupo de pesquisadores de 14 diferentes países, e tal estudo foi publicado pela Organização Mundial de Saúde e anunciado hoje pela CNN Health.

Fonte da imagem: Sangari
Eu poderia até dizer que "Essa eu já sabia" porque sempre vinha alertando os meus alunos (desde o começo dos anos 2000, quando o boom dos celulares estava a todo vapor) quanto ao uso exagerado do celular. As ondas eletromagnéticas do celular são da mesma ordem das ondas eletromagnéticas nos fornos de microondas, e elas são usadas exatamente para cozinhar os alimentos, logo eu sempre falava que colocar o celular próximo a orelha era como cozinhar o cérebro, e eu ainda dizia que usar o celular nos bolsos da frente poderia tornar uma pessoa estéril até mesmo causar câncer de próstata ou de útero. E como sempre, todos tiravam sarro da minha cara, já que professor no estado e palhaço de circo é tudo a mesma coisa. Agora quero vê-los rir.
De acordo com o estudo, o celular é classificado como algo "possivelmente cancerígeno para os seres humanos." Para quem não sabe, dentro desta categoria estão o chumbo, clorofórmio e o escapamento de carro. Já o amianto e o tabaco são considerados "cancerígenos para os seres humanos."

A radiação no celular é semelhante à radiação dentro de um forno de microondas, e de acordo com um estudo feito durante mais de 10 anos, constatou-se que houve um aumento de um tipo de câncer no cérebro, o glioma.

Os fabricantes de celulares contudo, ainda dizem que não há estudos conclusivos, mas algumas até recomendam que o usuário não use os celulares tão próximos da cabeça. E também os estudiosos recomendam que se usem fones de ouvidos para atender as chamadas, para minimizar o problema.

Uma coisa é certa, isso ainda vai dar muito pano para a manga, e as empresas de celulares não irão querer perder o seu filão, o celular virou um vício semelhante ao cigarro. A mudança de hábitos ainda vai demorar, até que todos se conscientizem do perigo do mal uso dos celulares.

E o meu ódio por celulares continua mais firme e forte, apesar de eu ter comprado um Galaxy 5. Vocês acreditam que não passei meu número para ninguém? Sim, porque não uso a função celular, e sim a internet, uso ele também como roteador para acessar internet na rua. Se bem que wi fi, 3G e bluetooth também são formas de ondas eletromagnéticas, ou seja, há um risco grande também.

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google