quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Lei da Ação e Reação ou Como sofre um professor de Física

Freqüentemente as pessoas se apropriam das leis físicas e acabam errôneamente aplicando elas em situações absurdas, que desvirtuam o seu sentido. Uma delas é a famosa terceira lei de Newton, ou o Princípio da Ação e Reação.

Psicólogos, religiosos, espíritas, esotéricos, uma infindável gama desses pseudo-expecialistas acabam  se apoderando da lei para atender aos seus propósitos. E quem sofre é o professor para tentar dar um toque científico à ela. Vamos à Lei propriamente dita:

Fonte da imagem: Wikimedia Commons
Numa interação entre dois corpos 1 e 2, se o corpo 1 exerce uma força no corpo 2, o corpo 2 reage e exercendo uma força no corpo 1, ou a cada ação de forças corresponde à uma reação de forças de mesma intensidade e direção, mas de sentidos opostos. Essas forças de ação e reação atuam sempre em corpos distintos, portanto não há equilíbrio entre elas, por isso elas nunca se anulam.
Onde está o erro desses pseudos-profissionais? Muitos relacionam a ação e reação com a causa e o efeito, ou seja, primeiro vem a ação, e só depois, de um certo tempo, vem a reação. O que está completamente ERRADO no conceito físico! O pior é escutar isso da maioria das pessoas que tomam como uma verdade absoluta.

De acordo com a Física, ação e a reação são simultâneas, ocorrem ao mesmo tempo numa interação entre corpos. Entenda que uma interação ocorre quando forças são trocadas entre os corpos. Veja alguns exemplos da aplicação da lei:
  • Exemplo 1: Para se movimentar dentro da água, o nadador a empurra para trás (ação), e simultâneamente a água empurra o nadador para frente (reação).
  • Exemplo 2: Quando uma arma é acionada (seja um canhão, revolver, espingarda, etc...) o mecanismo da arma empurra a bala (projétil) para a frente (ação), e simultâneamente a bala(projétil) reage e empurra a arma para trás (reação).
  • Exemplo 3: Para podermos caminhar, nossos pés aplicam uma força sobre o chão (ação), empurrando-o para trás, e simultâneamente o chão nos empurra para a frente (reação).
  • Exemplo 4: Os motores de um foguete ao subir, empurra o combustível para baixo (ação) e , simultâneamente o combustível empurra o foguete para cima (reação).
  • Exemplo 5: Se você empurra a parede (ação), a parede reage e te empurra em sentido oposto (reação)...
E eu poderia ficar aqui enumerando vários outros exemplos de como essa lei funciona, e não do jeito de como ela é mencionada por pessoas que não são do ramo. Usem causa e efeito, carma ou qualquer outra expressão, mas nunca ação e reação para descrever suas religiosidades e/ou "psicologias" baratas de auto-ajuda.

Aproveite para responder o teste divertido abaixo, para ver se você realmente entendeu a terceira lei de Newton do jeito que ela realmente é:




Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google