Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre a Síndrome de Burn-out





Um tema que ninguém leva à sério, mas que é muito preocupante é uma doença que atinge vários profissionais, principalmente o professor, por causa do cansaço e da fadiga da vida profissional. Essa doença é chamada de Sindrome de Burnout.

Esta síndrome leva à mudanças brutais de comportamento, seja físico, afetivo ou social. O baixo salário, as políticas educacionais que dão poder ao aluno, aquela sensação de impotência, de dar sempre murro em ponta de faca.

Fonte: Universia

Segundo uma pesquisa da UNB, 15% dos professsores sofrem dessa doença e creio que há uma tendência para crescer ainda mais. Mas após ler este artigo de um blog britânico, o Pickaweb, percebi que blogueiros profissionais, também sofrem desse mal.

O artigo diz que blogueiros que escrtevem muitos artigos num curto período de tempo, acabam ficando frustrados porque sofrem com faltas de idéias para novos artigos. E essa falta de inspiração pode muito bem levar ao estresse. 

O autor recomenda que se deva diminuir a quantidade de artigos escritos e reservar um tempo maior para uma pesquisa mais profunda. Um ou dois artigos já seriam suficientes por dia. Manter uma freqüência de blogagem para que faça com que seus leitores possam sempre voltar continuamente.

Quando você escreve por prazer, você descarrega todas as suas emoções em seus textos e se satisfaz com isso, seu ego vibra,  mas quando você encara o seu blog como um negócio e vive disso, a tensão gerada pela frustração de não obter ganhos cada vez mais expressivos, fará com que você se estresse de tal maneira que acabará se tornando um verdadeiro pé no saco!

Eu ainda não sofro disso enquanto blogueiro, mas enquanto professor, é melhor nem comentar. Nem queira saber o que se passa em minha mente.

Agora aqui vai o meu conselho: O trabalho não é tudo na vida, não espere para curti-la após a aposentadoria, quando você estará velho e e sem forças para aproveitar os bons momentos. Coloque o trabalho de lado e viva a vida agora. De que adianta se matar de tanto trabalhar, guardar toda a grana no banco apenas pensando num futuro incerto? Fazer um pé de meia é muito necessário mas viver também o é. Lembre-se que a vida foi feita para ser vivida, o trabalho é apenas uma parte do processo.


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



4 comentários :

  1. Cara, tudo a ver com o meu post sobre Burnout, só que complementar, obordei-o sob uma visão mais lírica e intimista.
    <a href="http://www.blogpaedia.com.br/2010/07/esqueca-o-fim-do-mundo-cosmico-ele-e.html>Esqueça O Fim do Mundo Cósmico! Ele é amanhã através do Burnout!</a>

    ResponderExcluir
  2. Olá Crazy

    Tirei recentemente férias blogueiras justamente por isso, pra diminuir um pouco o ritmo, arrejar mais as ideias e entender melhor o que acontecia comigo dentro e fora do mundo virtual.

    Foi muito bom ter dado esse tempo pra mim, voltei mais animada, mais disposta e menos preocupada com atualizações de blogs, hoje escrevo quando dá vontade e publico logo depois que escrevo, as vezes escrevo pouco, as vezes muito, depende da minha necessidade urgente de colocar as ideias pra fora.

    O que ando aprendendo com isso tudo é que blogar não tem uma fórmula pronta, cada um precisa buscar sua própria medida, a minha por enquanto varia conforme meu humor e disposição, pois descobri que minha maior realização enquanto blogueira ocorre quando escuto mais minha voz interior pedindo que escreva ou pedindo que pare.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. @Ana Karenina


    Eu tenho licença prêmio para tirar no trabalho e tenho medo, pois se eu ficar os três meses sem trabalhar, nunca mais volto para a escola. :)

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.