Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Novidade: Gadget Postagens Populares no Blogger in Draft





Mais um recurso no Blogger In Draft. É o gadget Postagens Populares, que pode ser acessado via painel de cotrole >> Design >> Elementos de páginas >> Adicionar gadget:


Conforme pode ser visto abaixo, você pode configurar as postagens mais populares (mais vistas) para o tempo todo (all time), os últimos 30 dias (Last 30 days) ou para os últimos 7 dias (Last 7 days):


Além disso, você pode mostrar o título da postagem , com a imagem (thumbnail) e/ ou um resumo do post (snippet), basta deixar marcado as duas caixinhas, caso só queira o título, desmarque-as.

Se você quiser customizar este gadget, é só aplicar um pouco de CSS como fiz abaixo (o gadget tem o id Popularposts1). No meu blog, o widget ficou muito largo seja na coluna principal (main) ou na lateral (sidebar), então apliquei algumas regras para ajustar o gadget conforme as medidas do meu blog, e principalmente para as listas, fiz umas mudanças:

#PopularPosts1 {background: #eee; border: 1px #ccc solid; -moz-border-radius: 10px;
-webkit-border-radius: 10px; border-radius: 10px; padding: 10px; margin: 10px;}
#PopularPosts1 ul{ margin: 0; padding: 0; list-style: none;}
#PopularPosts1 li {border-bottom: 1px dashed #CCC;}

(O CSS acima deve ser colocado antes de ]]><:/b:skin>) Coloquei uma cor de fundo (background), e bordas arredondadas, margin e padding, para se ajustar ao meu lay-out. Na lista, defini ela sem estilo (none) e com uma borda separando cada postagem (border-bottom). O resultado pode ser visto abaixo desse post. Ou seja, um CSS bem simples.

Essa novidade foi notada primeiramente pelo @Brian_coimbra, do blog Clube da Risada, e postada pela @julliana2, do Dicas Blogger.

Lembrando que eu tinha pedido na página do Blogger no Facebook e no Twitter, algo semelhante. Na verdade eu queria ter gadgets nativos de Postagens recentes, Comentários e Postagens mais Populares, ao invés de usar scripts hospedados em outros lugares, algo que faz o carregamento da página ser mais lento. Pelo menos 30% do que pedi aconteceu. Será que até o dia 31, dia da festa de aniversário do Blogger teremos mais novidades?

Obs.: Conforme pode ser visto na primeira imagem, há um novo gadget também, relacionado às estatísticas, é um contador de visitas:


Esse gadget eu não vou colocar pois o que uso, o do sitemeter já ultrapassa 180000 visitas, e o do Blogger nem chega a 100000, já que ele conta a partir do seu lançamento, que foi neste ano.

CHUPA WORDPRESS!!! PARA QUE PLUGINS SE TEMOS GADGETS???


Permalink:





Sobre o Autor:
Crazyseawolf Para saber mais sobre o autor deste blog, visite o seu perfil no Google+ ou este link . Para enviar uma mensagem, clique aqui . Para outras informações, leia o FAQ .



2 comentários :

  1. Oi Crazy'

    Eu também adorei esta novidade, meu sonho também é usar só gadgets nativos invés de scripits de terceiros, pois realmente notei que pesa mais no blog, a clau até me aconselhou a colocar ele no rodapé do blog pra agilizar o carregamento da página, porque antes na sibebar demorava mais de abrir a página.

    Vi que este gadget de posts populares se baseiam nas estatiscas do blogger, leva em conta os posts mais acessados do blog, só que estes resultados se diferem um pouco do analytcs, mas dá uma boa base.

    Muito legal estes melhoramentos que você fez no gadget usando CSS, quem sabe um dia me dá coragem pra melhorar o meu assim também, como não sou fã de mexer nos códigos pois sempre faço besteira, acho que vai demorar.

    Este contador de visitas achei um pouco inutil, verifiquei que ele tá errado, porque acusa um numero maior do que diz as estatiscas, mostrar estatistica só é legal pra blog com bastante acesso né? Porque alguns leitores gostam de ver números, no caso de blogs pequenos parece que os números espantam mais do que atrai, não sei, mas por enquanto vou deixar sem nada.

    Eu morro de rir quando tu fala chupawordpress, não vou nem perguntar o que significa, esse banner ai tá super engraçado. rs

    Um Abraço :)

    @anakint

    ResponderExcluir
  2. @Ana Karenina

    Eu também coloquei abaixo dos posts. E ficou bom, com algumas customizações que fiz.

    Adoro falar chupa wordpress, e quem inventou essa foi o @compulsivo. Eu peguei emprestado!

    ResponderExcluir

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Related Posts with Thumbnails
Google
 
 
Template Denim, criado por Darren Delaye, customizado por Crazyseawolf.